Receitas

Aprenda a fazer uma receita de moqueca fácil e nutritiva

Por Redação Doutíssima 31/05/2015

A receita de moqueca é muito famosa no Brasil, mas diversas pessoas procuram ficar longe dela, já que acreditam ser calórica e capaz de aumentar números na balança. A verdade, porém, é que esse prato típico é rico em muitos nutrientes e pode beneficiar a dieta com uma versão inteiramente fit e que vale a pena experimentar.

 

Receita de moqueca: o sabor da tradição

Em muitos restaurantes típicos de comida brasileira, a receita de moqueca de peixe atua como uma grande protagonista. Porém, em muitos estados brasileiros, esse prato faz parte do dia a dia das pessoas há muitos anos.

receita de moqueca

Moqueca pode ser feita com ingredientes leves para diminuir calorias do prato. Foto: iStock, Getty Images

No Espírito Santo e na Bahia, por exemplo, essa saborosa preparação faz parte da cultura e da culinária tradicional.

 

Mas qual é a sua origem? Acredita-se que a moqueca tenha origem na culinária indígena. Na versão capixaba, além do peixe, só são permitidos tomate, cebola, coentro, azeite de oliva e urucum.

Já na tradição baiana, a receita de moqueca não leva urucum, mas sim azeite-de-dendê e leite de coco. Segundo a Associação Portuguesa de Cultura Afro-brasileira (APCAB), esse azeite é um condimento essencial na culinária afro-brasileira.

 

A receita de moqueca pode virar uma ótima versão para quem deseja um prato com poucas calorias, uma vez que é possível incluir ingredientes naturais, e não usar o azeite de dendê.

Além disso, o peixe é um ótimo alimento para quem pretende perder peso, já que possui baixo nível de calorias, é de fácil digestão e ainda possui benefícios adicionais, como ácidos graxos.

 

Receita de moqueca fit

Se você quer aprender como fazer uma receita de moqueca sem comprometer sua dieta de perda de peso, selecionamos ingredientes que vão torna-la deliciosa e fácil de fazer, tudo isso sem pesar na balança. É só consumir com moderação e aproveitar essa maravilha da culinária brasileira.

 

Você pode usar qualquer peixe de sua preferência, ou até mesmo camarão. Além disso, é possível utilizar frango para fazer sua moqueca fit – nesse caso, dê preferência ao peito.

 

Em sua versão tradicional capixaba, a receita é feita em uma panela de barro, por isso, se você tiver esse tipo de panela em casa, não deixe de usá-la, já que adiciona ainda mais sabor ao prato.

 

Ingredientes:

– 500 gramas de peixe branco

– 1/4 xícara de óleo de canola

– 1 caixinha (200 gr) de leite de coco

– 1/2 cebola grande cortada em rodelas

– 1 pimentão amarelo cortado em rodelas

– 1 pimentão vermelho cortado em rodelas

– 1 colher de sopa de gengibre ralado

– 1 colher de sopa de coentro

– Suco de 1 limão

– 1/2 xícara de extrato de tomate

– 1 xícara de cebolinha picada

– Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal, suco de limão e coentro. Em uma panela grande, coloque o óleo de canola, o gengibre e as postas de peixe temperadas. Por cima, distribua os demais ingredientes (cebola, extrato de tomates e pimentões).

Tampe a panela, leve ao fogo alto e deixe ferver. Reduza a chama e cozinhe até o peixe ficar macio (cerca de 25 minutos). Depois, adicione o leite de coco e a cebolinha. Sirva a seguir com arroz integral.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!