Acelerar o metabolismo é uma das maneiras de perder peso. O processo metabólico faz com que nosso corpo transforme os nutrientes e outras substâncias químicas, produzindo energia para manter o organismo funcionando. Alguns fatores como idade, peso, sexo, altura, temperatura e genética interferem no funcionamento do corpo.
Por que acelerar o metabolismo emagrece
O metabolismo lento faz com que tenhamos um gasto energético menor, o que contribui para o acúmulo de gorduras. Quando combinada com exercícios físicos regulares, a alimentação correta pode garantir o emagrecimento.
Veja 8 alimentos que podem acelerar o metabolismo
Gengibre
Principalmente em forma de suco, o gengibre faz o metabolismo ficar mais rápido por suas propriedades termogênicas. Ele aumenta o gasto de calorias do corpo e proporciona a queima de gorduras. Entre outros benefícios, ele também é um alimento antioxidante e anti-inflamatório, que auxilia na eliminação de toxinas.
Canela
Por ser um termogênico, a canela ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando a temperatura do corpo e provocando um gasto maior de energia. Para manter o organismo quente, ela faz com que a gordura acumulada seja queimada no processo de equilíbrio. Esse ingrediente também melhora as taxas de açúcar no sangue e pode substituir os doces.
Óleo de coco
Aumentando a termogênese do corpo, o óleo de coco inibe o acúmulo de gordura. Por ser rico em ácidos graxos, ele mantem o equilíbrio corporal e aumenta a temperatura interna. Além disso, é um potente antiviral e antibacteriano, fazendo com que o intestino se mantenha funcionando corretamente.
Água gelada
O mais simples dos alimentos é também um dos mais eficientes para acelerar o metabolismo. A água gelada, quando ingerida em 8 copos diários, pode queimar até 200 calorias. O organismo precisa elevar a temperatura corporal e isso provoca o gasto energético. Em geral, o corpo fica na faixa dos 37ºC e a água entra com 5ºC, proporcionando a aceleração metabólica.
Pimenta caiena
A pimenta caiena (também chamada de pimenta vermelha) pode acelerar o metabolismo em até 20%. Ela faz com que a circulação sanguínea flua melhor, além de aumentar a temperatura corporal. Outro benefício é que ela retira as gorduras das artérias e melhora a digestão.
Suco de limão
Outro alimento que acelera o metabolismo é o limão. Algumas colheres de suco misturado à água quente ou com gás, logo pela manhã ou antes das refeições, diminuem a resposta do açúcar no sangue. Espremer limão na salada ou na comida também é uma alternativa.
Ômega 3
Aumentando o metabolismo basal, os alimentos com ômega 3 queimam calorias. São encontrados principalmente em peixes, como o salmão e a sardinha, além do óleo de prímula e da semente de linhaça. Outro benefício desse ingrediente é que ele funciona como anti-inflamatório, prevenindo doenças do coração.
Chá verde
O chá verde é um dos itens mais utilizados para quem deseja emagrecer. Além de acelerar o metabolismo, ele diminui a absorção de açúcar no sangue, inibe a ação da amilase (uma enzima responsável pela digestão dos carboidratos), reduz a compulsão por carboidratos, acelera a movimentação do intestino e auxilia na queima das gorduras.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!