Dieta

Dieta VLCD promete perda de peso com menos de 800 calorias

Por Redação Doutíssima 21/07/2015

Se você precisa muito perder peso, pode recorrer à dieta VLCD. O nome é uma sigla correspondente a “very low calorie diet” que, em inglês, significa “dieta de calorias muito baixas”. Ela é assim denominada porque durante um dia é apenas permitida a ingestão de 800 calorias ou menos.

 

Apesar de ser bastante restritiva, a dieta contempla as necessidades de sais minerais, ácidos graxos, proteínas, vitaminas e micronutrientes que precisamos. Na formulação do cardápio, é fundamental que haja acompanhamento nutricional, a fim de que as refeições sejam completas e saudáveis..

dieta vlcd

Tipo de dieta restritiva pode ser opção para quem sofre de obesidade mórbida. Foto: iStock, Getty Images

 

Obesidade mórbida é combatida com a dieta VLCD

Os números da obesidade no Brasil são assustadores. São 22 milhões de brasileiros que se enquadram no rótulo de obesos, com base em uma pesquisa de 2014 feita na Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

 

Além disso, nosso país é o 5º colocado no ranking dos locais onde o problema mais acontece. É por isso que dietas e reeducação alimentar são fundamentais para garantir qualidade de vida.

 

Na dieta VLCD, geralmente são administrados produtos em pós, que se misturam à água e sucos. Ela funciona provocando a perda do excesso de líquido no início e, depois, efetuando a eliminação de peso, que pode chegar a 2kg por semana.

 

Pessoas com obesidade mórbida e severa são os principais seguidores da dieta VLCD, acompanhados de quem deseja emagrecer o máximo possível em pouco tempo e de modo seguro.

 

Como é considerada uma dieta rígida e restringe drasticamente a quantidade de calorias, a VLCD não pode ser realizada com crianças, independentemente se estejam ou não obesas.

 

Além disso, também em função da restrição alimentar, é frequente o número de pessoas que seguem a dieta e desenvolvem a doença da vesícula biliar, que auxilia o sistema digestivo.

 

Se realizada em curto prazo e de forma equilibrada, a dieta VLCD pode ajudar na melhoria do controle glicêmico e perda de peso significativa – mesmo em pacientes com diabetes tipo 2, que estejam sofrendo de obesidade.

 

Dieta VLCD pode ser feita em casa ou no spa

Seguir a dieta VLCD pode ser benéfico para quem busca perder peso e evitar o efeito sanfona. Durante o processo desse regime alimentar, muitas pessoas conseguem reeducar seus hábitos e manter um padrão de comportamento durante as refeições.

 

Esse tipo de dieta costuma ser feito dentro de um spa, associado a terapias comportamentais, que visam orientar o paciente durante o tratamento.

 

Uma pesquisa divulgada no Periódico Americano de Nutrição confirmou que a perda de peso de quem segue a VLCD é maior do que quem segue cardápios comuns em cinco anos. Além disso, a dieta consegue driblar a sensação de fome, pois é pobre em carboidratos e aumenta a produção de cetonas, que fazem o organismo resistir a longos períodos sem comer.

 

Aqueles que optam por seguir a dieta em casa precisam fazer acompanhamento com nutricionistas e endocrinologistas. Como ocorre uma queda de minerais no organismo, principalmente ferro e zinco, em alguns casos pode ser necessário recorrer à suplementação.

 

Busque sempre formas naturais de combater o excesso de peso e consulte profissionais antes de seguir qualquer dieta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!