Dieta > Nutrição

Aprenda 9 cuidados que você deve ter com comida de praia

Por Redação Fortíssima 28/01/2016

Verão a todo o vapor, com temperaturas cada vez mais altas. Para aliviar o calor, o destino escolhido por muitas pessoas é o litoral. Apesar do mar ser a prioridade, a orla também chama a atenção com receitas de comida de praia.

Mas, apesar de apetitosos, os alimentos consumidos na areia exigem cuidados. Para Paula Honda, nutricionista da RGNutri, o mais importante é optar sempre por opções saudáveis, que não pesem no estômago.

“Escolha comidas que ofereçam menores quantidades de sal, açúcar e gorduras, pois esses componentes devem ser consumidos com moderação e controle”, completa. Além disso, a dica é estar atento à hidratação, especialmente naqueles dias mais quentes. Tenha sempre consigo uma garrafinha de água.

comida de praia-doutissima-iStock getty images

Nada como saborear uma boa refeição na praia. Foto: iStock, Getty Images

9 cuidados com a comida de praia

Quer evitar que você tenha que perder dias ensolarados em casa, porque o que você comeu não fez bem? Anote mais algumas dicas da nutricionista e curta o verão com muito mais tranquilidade:

  • Prefira sorvetes de fruta, que além de mais refrescantes são menos gordurosos se comparados aos com base de leite
  • Tenha cuidado com o sanduíche dito natural e evite consumir aqueles com muito molho, especialmente de queijo e maionese, que estragam com facilidade
  • Evite salgados fritos, amanteigados ou porções que concentrem muita gordura
  • Deixe de lado preparações que contenham açúcar em excesso, como doces, coquetéis e raspadinhas
  • Dê prioridade aos sucos naturais ou 100% fruta, água de coco ou água, em detrimento das bebidas açucaradas
  • Vá com calma nas bebidas alcoólicas. Além de calóricos, muitos drinks ainda utilizam açúcar, xaropes e leite condensado em seu preparo. Já a cerveja também age como diurético e aumenta o volume de urina
  • Procure por alimentos grelhados ou cozidos, como as iscas de frango ou carne grelhadas, o milho verde cozido, biscoito de polvilho e até o queijo de coalho
  • Leve alimentos de casa. Frutas, palitinhos de legumes e sanduíches feitos com pães integrais, legumes, verduras e queijos magros
  • Escolha bem milho verde cozido. Fique atento à quantidade de sal utilizada para temperar e evite adicionar gordura.

Comida de praia em casa

Esses cuidados são essenciais para desfrutar da comida de praia com saúde e moderação. Agora, é sempre possível fazer em casa as comidas típicas do litoral e ainda adaptá-las para opções mais saudáveis.

“Os pastéis fritos, por exemplo,  podem ser trocados por versões assadas, os camarões podem ser feitos grelhados ou no vapor, o sorvete pode ser feito com frutas batidas com iogurte natural e as iscas de carne grelhadas podem ganhar legumes picados para acompanhar”, sugere a nutricionista.

E que tal preparar você mesmo aquele milho saboroso? Confira a receita que a equipe do Doutíssima separou para você.

Milho verde cremoso

Ingredientes

2 litros de água

3 espigas de milho com as palhas

Margarina

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque a água, as palhas de duas espigas bem lavadas e uma colher de chá de sal. Deixe ferver durante uma hora. Depois desse tempo, acrescente as espigas limpas e com as pontas cortadas.  Ao levantar fervura, deixe cozinhando por mais dez minutos.

Por fim, retire as espigas da água, coloque nas palhas de milho restantes, e tempere com margarina e sal a gosto. Viu só? Utilizando a criatividade e o bom senso é possível criar opções melhores e gostosas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!