Dieta

Saiba como o shake pode ajudar na sua dieta

Por Redação Doutíssima 07/02/2015

O shake é uma das alternativas mais procuradas pelas pessoas que querem perder peso rápido, principalmente no verão. Ele pode ser industrializado e facilmente encontrado em farmácias ou casas de suplementos alimentares, ou natural, feito em casa com produtos frescos.

shake

Substitua produtos industrializados e prepare suplementos naturais em casa. Foto: iStock, Getty Images

Ele ajuda na dieta porque tem baixo teor calórico, pouca gordura, oferece a sensação de saciedade, diminui a gula e pode substituir uma das três principais refeições do dia.

 

Se combinado com uma alimentação saudável e balanceada e com atividades físicas, a dieta pode eliminar até quatro quilos em um mês.

 

Como fazer a dieta do shake?

 

Para a dieta trazer os efeitos desejados sem prejudicar a sua saúde, o ideal é substituir apenas uma das refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar) pelo shake por até quatro vezes na semana.

 

É importante que junto ao suplemento você consuma frutas, legumes ou caldos leves.

 

Quando for tomar o produto no café da manhã, por exemplo, coma também uma fatia de pão integral com um pedaço de queijo magro. A mastigação faz o cérebro perceber que você está comendo e envia sinais de saciedade ao organismo.

 

No almoço e no jantar, não se esqueça de incluir algum alimento leve e em pouca quantidade, para que você tenha que mastigar. Isso evitará que você coma em excesso na próxima refeição.

 

Desvantagens da bebida

 

Apesar de ser pouco calórico e possuir minerais, vitaminas, proteínas, fibras e poucos carboidratos em sua composição, o shake não possui todos os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano.

 

Por conta disso, o consumo em longo prazo pode causar deficiências nutricionais.

 

Além disso, o shake industrializado poderá conter corantes e adoçantes artificiais que estimulam a inflamação de células e que prejudicam o emagrecimento. Outras toxinas presentes causam o envelhecimento precoce e prejudicam o sistema imunológico.

 

Depois da ruptura do consumo do produto, o usuário também corre o risco de sofrer do efeito sanfona.

 

O ganho de peso após a dieta ocorre quando não há uma reeducação alimentar durante o processo, o que desequilibra a produção dos hormônios responsáveis pela saciedade da fome.

 

A dieta mantida por um longo prazo também é prejudicial. Quando o corpo está com o número de calorias abaixo do necessário para funcionar, o organismo se defende economizando energia e isso prejudica a queima de calorias.

 

Para evitar que você sofra com alguma dessas desvantagens, é importante manter uma alimentação balanceada e, antes de começar qualquer dieta, procurar pela orientação de um nutricionista.

 

Como fazer um shake natural

 

O shake natural é muito mais saudável do que os industrializados, pois são feitos com produtos frescos e sem corantes. Confira abaixo a receita de um suplemento de sabor banana com aveia:

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de chia

1 copo de iogurte desnatado

1 copo de leite de soja

1 banana

2 colheres (sopa) de aveia

 

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coa e beba gelado.

 

Se você preferir, substitua o leite por água e a banana por outras frutas, como o mamão. Acrescentar um pedaço de gengibre na receita aumenta o poder de emagrecimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!