Dieta

Saiba por que incluir amido de milho na dieta

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

Um novo aliado pode ser acrescentado a sua dieta: o amido de milho. Produzido a partir do grão de milho e refinado por meio de um processo de moagem e separação mecânica, o ingrediente é mais consistente e pode ser utilizado em menor quantidade no preparo de alimentos.

Em diversas receitas, ele pode substituir a farinha de trigo, por exemplo. Nesses casos, é necessária a metade da porção de amido de milho para engrossar líquidos, do que da farinha comum. Em geral, uma colher de sopa do artigo consegue engrossar cerca de uma xícara de líquido.

amido de milho

Amido de milho não possui glutén e é alternativa para várias receitas. Foto: iStock, Getty Images

O amido de milho e os doentes celíacos

 

É muito comum pessoas terem um distúrbio alimentar conhecido como doença celíaca, que nada mais é do que intolerância a alimentos com glúten. As proteínas presentes no trigo, cevada, centeio, malte e aveia atacam o intestino delgado das pessoas com esse problema e causam grandes desconfortos e dores abdominais.

O amido de milho é uma solução para que pacientes com esse distúrbio possam comer receitas, como pizzas, bolos, coxinhas de frango e molhos. Ele não contem glúten e pode ser utilizado no lugar de outras farinhas que tenham a proteína. Além disso, ele deixa os pratos menos calóricos devido a menor quantidade utilizada no preparo.

Bolo de chocolate com amido de milho

 

Aprenda a fazer um bolo de chocolate sem glúten, com rendimento de 10 porções e que fica pronto em menos de uma hora.

Ingredientes da massa:

3 gemas de ovo

1 xícara (chá) de açúcar

2 tabletes de margarina para culinária

1 xícara (chá) de amido de milho

½ xícara (chá) de fubá

1 xícara (chá) de chocolate em pó

½ xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de fermento em pó

3 claras em neve.

Modo de Preparo:

Para preparar a massa basta juntar as gemas, o açúcar e a margarina na batedeira, até que gere um creme branco. Em outro recipiente, peneire o amido de milho, o chocolate em pó e o fubá. Depois de feito isso, misture os ingredientes peneirados aos da batedeira e coloque gradativamente o leite. Bata até a mistura ficar homogênea.

Após, junte o fermento e misture. Por último, acrescente as claras em neve. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao formo (pré- aquecido em 180°) por 35 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Ingredientes da cobertura:

½ xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de chocolate em pó

4 colheres (sopa) de leite

2 colheres (sopa) de margarina culinária.

Modo de Preparo:

O modo de preparo é simples: junte o açúcar, o chocolate em pó, o leite e margarina em uma panela média. Cozinhe em fogo médio, mexa até que a mistura levante fervura e engrosse. Esse processo pode demorar em torno de cinco minutos. Para finalizar, despeje a cobertura por cima da massa já desenformada e sirva logo em seguida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima