Receitas

Inove seu cardápio com 3 receitas sem glúten e sem lactose

Por Redação Doutíssima 08/10/2014

Tem alguma restrição alimentar e não conhece muitas receitas sem glúten e sem lactose? Não tem problema! Reunimos aqui três opções deliciosas para quem busca manter a saúde sem perder o sabor em sua alimentação diária. Ficou curioso? Então acompanhe!

receitas-sem-gluten-e-sem-lactose

Restrições alimentares exigem adaptação no cardápio de milhões de pessoas. Foto: iStock, Getty Images

3 receitas sem glúten e sem lactose

Prato principal: Risoto de frango

Para iniciar o seu combinado de receitas sem glúten e sem lactose,que tal um o risoto de frango? Para preparar, você vai precisar de um quilo de frango (coxa ou sobrecoxa), uma cebola média picada, três dentes de alho amassados, aproximadamente 50 gramas de margarina sem leite – ou creme vegetal –, duas xícaras de vinho branco seco, quatro unidades de tomate sem pele e sem sementes picados, ¾ de xícara de polpa de tomate e um litro caldo de frango ou de legumes.

Deixe o caldo numa panela à parte mantendo quente. Em uma outra panela, refogue a cebola ralada e o alho na manteiga, e frite os pedaços de frango. Doure bem e coloque o tomate, deixe fritar mais um pouco. Depois acrescente o arroz e dê uma leve fritada nesse arroz com o vinho branco seco. Espere o álcool evaporar e acrescente a polpa (para deixar mais vermelhinho pode usar colorau) e comece a acrescentar concha por concha o caldo.

Diminua o fogo e complete o processo da seguinte forma: coloque a concha de caldo e vá mexendo esperando o caldo ser absorvido. Assim que reduzir a quantidade de caldo, coloque outra concha e assim vai, até o fim do cozimento do risoto. Vá experimentando os grãozinhos do arroz para saber se já cozinhou o suficiente. Desligue, deixe descansar por 3 minutos e sirva.

Sobremesa: Pudim-mousse de chocolate

Após um prato principal delicioso, complemente seu apanhado de receitas sem glúten e sem lactose com um pudim-mousse de chocolate. Você irá precisar de uma xícara de chá de açúcar, uma xícara de chá de água, 400 gramas de tofu soft, duas xícaras de chá de chocolate meio amargo picado (sem leite), uma colher de chá de essência de baunilha, uma colher de chá de canela em pó, meia colher de chá de chilli em pó e cerejas em calda para decorar.

Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo para fazer uma calda não muito grossa e nem em ponto de caramelo. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Corte o tofu soft em cubos e coloque no liquidificador. Junte a canela em pó, o chilli, a essência de baunilha, a calda de açúcar e o chocolate. Bata bem até formar um creme. Coloque em tigelas e leve para gelar por, pelo menos, 2h. Decore com a cereja e sirva.

Café Havana

E para finalizar as receitas sem glúten e sem lactose nada melhor que o momento do cafezinho. Para isso será preciso coco ralado e tostado o suficiente para guarnecer as xícaras, 150 ml café preto coado e bem forte, 75 ml leite de coco, 75 ml de leite de soja, 4 colheres de sopa açúcar medida rasa.

O preparo é simples. Molhe a borda das xícaras e passe-as no coco. Reserve. Ferva os leites e desligue. Adicione o café, ainda bem quente e adoçado com o açúcar. Distribua nas xícaras e sirva imediatamente.

Por que adotar receitas sem glúten e sem lactose

Muitas pessoas sofrem com restrições alimentares. Quem tem a doença celíaca, por exemplo, não pode comer glúten, um componente de alimentos muito populares, como massa e pizza. Quem possui intolerância à lactose também precisa adaptar o cardápio. Nesse caso, todos os alimentos e bebidas que contêm lactose, como o leite e seus derivados, devem ser restritos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!