Remédios Caseiros

Fortaleça a unha fraca com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

As unhas coloridas e estilosas, com artes cada vez mais elaboradas, nunca estiveram tão na moda quanto hoje. A cada dia uma coleção de esmaltes é lançado ou uma nova técnica de nailart é revelada. Mas em uma unha fraca e quebradiça, aproveitar essas novidades fica quase impossível. Felizmente, há diversas maneiras de tratar esse problema, com soluções caseiras que prometem fortalecer as suas unhas.

unha-fraca

As unhas podem ficar fracas e quebradiças falta de nutrientes. Foto: iStock, Getty Images

Por que eu tenho unha fraca?

As unhas são compostas por pequenas células, chamadas onicócitos, que são feitas principalmente de queratina. Essas células são muito delicadas e absorventes – cerca de 10 vezes mais do que a pele. É por isso que, quando você toma um longo banho, suas unhas ficam super macias e muito frágeis.

Mas a unha fraca não surge do nada. Ela pode ser o sinal de algum problema de saúde, como anemia, ou uma condição da tireóide. Quem sofre de transtorno alimentar ou é submetido a quimioterapia pode ter fragilidade crônica, devido à intensa carência de proteínas. Exames médicos mais detalhados poderão confirmar ou não essas desconfianças.

Se você não tiver um desses problemas de saúde, mas está com as unhas fracas, fica tudo mais fácil. Você não vai precisar de nenhum remédio caríssimo, mas apenas ingredientes caseiros que podem ter a mesma eficácia. Conheça alguns desses métodos e aproveite todas as novidades que a moda proporciona.

Veja 5 dicas para fortalecer a unha fraca

Azeite e suco de limão

Uma colher de chá de azeite de oliva, misturado com algumas gotas de suco de limão, resulta em um potente remédio para unha fraca, que deve ser usado pelo menos duas vezes por semana. Massageie a mistura em suas unhas e deixe agir durante a noite. Você pode utilizar luvas ou meias para potencializar a ação do método.

Sal marinho

Outro tipo de remédio caseiro interessante para unha fraca é o sal marinho. Misture duas colheres de chá de sal com 2 gotas de suco de limão ou óleo – pode ser de gérmen de trigo. Despeje essa mistura em uma bacia de água morna e, em seguida, mergulhe as mãos e mantenha-as de molho de 10 a 15 minutos. Repita o procedimento duas vezes por semana.

Coma alimentos ricos em biotina

Certifique-se de consumir alimentos ricos em biotina, como fígado, ovos cozidos, cereais integrais, couve-flor e abacate, etc. Além de outros benefícios para a saúde, a biotina pode ajudar a fortalecer e engrossar a unha fraca. Outra opção é tomar um suplemento de biotina.

Massageie as unhas

Massagear as unhas estimula o fluxo sanguíneo para a área, estimulando o seu crescimento e fortalecimento. Use uma loção hidratante e faça uma massagem nas mãos, cutículas e nas próprias unhas. Além disso, adquira o hábito de aplicar loção imediatamente após lavar as mãos.

Máscara de ervas

Por último, mas não menos importante, faça uma máscara de ervas aromáticas. Use uma xícara de água fervente, uma colher de chá de camomila e de hortelã e aguarde a infusão por uma hora e meia. Depois, coe as ervas e misture meia colher de chá de azeite de oliva e duas colheres de sopa de farinha de trigo. Misture bem, aplique nas unhas e deixe descansar por meia hora, enxaguando em seguida.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!