Receitas

Para aquecer seu inverno: veja três de receita de quentão

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

Junho é mês de festa junina e todas as suas delícias. Pipoca, pinhão, pé de moleque, canjica e não podemos esquecer, é claro, da famosa receita de quentão.

A famosa receita de quentão

O quentão, ou vinho quente em algumas regiões do Brasil, é tão famoso porque tem o poder de agregar ao sabor do vinho, que já é maravilhoso. Os condimentos tornam a mistura irresistível em qualquer mês do ano, principalmente nos meses de inverno, em razão do frio intenso em certas partes do país.

Preparado com cachaça, vinho ou suco de uva, quentão é uma marca do inverno. Foto: Shutterstock

Preparado com cachaça, vinho ou suco de uva, quentão é uma marca do inverno. Foto: Shutterstock

Origens da receita de quentão

Cada um tem o seu segredo para preparar a sua receita de quentão, mas, em muitos lugares, ele não é feito com vinho, mas com cachaça. Pois é, indícios apontam que a primeira receita de quentão surgiu no interior dos estados de São Paulo ou Minas Gerais, e era feita pela população rural dessas regiões, através de uma mistura de cachaça com gengibre e especiarias.

A bebida foi criada não para servir somente o inverno, mas para todas as estações, e se tornou uma das mais características bebidas do país. Apesar de ser delicioso, o quentão deve ser consumido com moderação. Além do álcool, um copo de 60ml de quentão possui mais ou menos 120 calorias.

Agora é só entrar no clima do xote e do forró e preparar esta deliciosa receita. Selecionamos 3 versões da receita de quentão, para todos os gostos. Confira

1. Receita de quentão com cachaça

– 4 xícaras (chá) de cachaça;

– 1 ½ xícara (chá) de açúcar;

– 50g de gengibre cortado em fatias finas;

– 1 limão cortado em rodelas;

– 3 cravos da índia;

– 2 pedaços pequenos de canela em pau;

– 1 ½ xícara (chá) de água.

Como preparar: para esta receita de quentão, coloque o açúcar em uma panela e mantenha em fogo alto. Não esqueça de mexer até caramelizar. Depois, acrescente todos os ingredientes restantes, menos a cachaça, e mexa até dissolver o açúcar. Tire a panela do fogo e adicione a cachaça. Volte ao fogo e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos.

2. Receita de quentão com vinho

– 1/2 litro de vinho tinto de boa qualidade;

– 2 cravos da índia;

– 1 casca de canela em rama;

– 1 casca de laranja;

– Açúcar e gengibre a gosto.

Como preparar: em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Depois que levantar fervura, deixe mais 10 minutos e esta receita de quentão estará pronta para servir.

3. Receita de quentão light

– 500 ml de suco de uva;

– 30 g de gengibre ralado;

– 3 g de canela em rama;

– 3 cravos;

– 500 ml de água;

– 100 g de adoçante culinário;

Como preparar: em uma panela, coloque o adoçante, o gengibre, a canela e os cravos. Leve ao fogo e mexa de vez em quando. Depois, acrescente o suco de uva e a água. Espere a mistura ferver e está pronta a receita de quentão light.

Dicas para a receita de quentão

De preferência, sirva o quentão em uma caneca de barro ou louça, para não tirar o sabor. Você também pode acrescentar maçã em cubos à mistura. Além disso, quentão combina muito bem com gemada. É só colocar uma colher de gemada em uma caneca e jogar o quentão por cima.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Metformina para emagrecer? Saiba quais são os riscos do uso deste medicamento para perder peso

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Utilize o macarrão konjac para emagrecer rápido e saudável

Shake para emagrecer funciona?

Questione antes de tentar: será que dietas de revista servem para mim?

Veja 8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto e e recupere a sua boa forma