Como resistir aos efeitos do mar, da piscina, do sol, do vento e deixar os cabelos lindos no verão? É difícil, porém não é impossível manter as madeixas bem cuidadas e hidratadas mesmo com a ação do tempo.
Como manter os cabelos lindos no verão
A primeira dica é sempre usar filtro solar capilar. Não importa se você vai até o mercadinho da esquina ou se vai passar o dia na piscina. Use sempre filtro solar capilar para proteger seu couro cabeludo dos raios solares.
Para deixar seus cabelos lindos, o ideal é que, após um mergulho na piscina ou no mar, você os lave com muita água pura. Isso é bom para retirar o sal e o cloro que ficam alojados nos fios mesmo sem você perceber.
Aproveite para tomar muitos banhos frios, já que as temperaturas elevadas no verão permitem isso. A água quente tem efeitos negativos para o couro cabeludo, pois estimula a oleosidade e deixa os cabelos sem brilho.
O verão pede o uso de bonés e chapéus. E essa dica vale não apenas para preservar os cabelos lindos, como também para evitar queimaduras do sol e doenças de pele que possam surgir em longo prazo.
Em qualquer estação do ano é importante evitar o uso de chapinhas e secadores de cabelo, entretanto no verão essa dica é ainda mais valiosa. A utilização diária destes equipamentos pode agravar ainda mais os efeitos negativos que a estação traz para a saúde capilar. Por isso use apenas quando for extremamente necessário.
Invista em produtos de qualidade e específicos para o seu tipo de cabelo. Máscaras de tratamento e ampolas de hidratação são alternativas caseiras de recuperação capilar. Essas devem ser realizadas todas as semanas. Aplicar produtos à noite e deixá-los agir enquanto você dorme é uma alternativa para não perder tempo durante o dia.
Verão não é o melhor amigo dos cabelos lindos
Você que gosta de manter seus cabelos lindos, e ao mesmo tempo, curte pegar uma praia e uma piscina, deve se perguntar: mas afinal, porque o verão estraga tanto os meus cabelos?
Muitas mulheres se irritam com o frizz horrível que os fios adquirem no verão e, por isso, os deixam sempre amarrados.
O frizz aparece por dois motivos: primeiro, o sal presente na água do mar abre a cutícula dos fios e retira toda água. Com isso, perdem o brilho e ficam com aspecto de endurecidos.
Segundo: a areia em contato com o sal e o vento gera mais frizz ainda. Outra desvantagem do sal, que não vai deixar seus cabelos lindos no verão, é o fato dele retirar todo o brilho natural dos fios.
Os raios UVA e UVB também ressecam, e até queimam o couro cabeludo, tirando a cor e hidratação capilar.
Para as loiras, o cloro da piscina é o grande vilão, pois ele deixa a cor esverdeada e as pontas duplas. E o vento é responsável pelos nós que arrebentam os fios e, de quebra, a deixa descabelada.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!