Cabelos

Veja 8 dicas preciosas para cuidar dos cabelos enrolados

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

Os cabelos enrolados são lindos, cheios de personalidade e a cara das mulheres brasileiras. Tanto que muitas famosas disseram adeus à ditadura da escova definitiva e da chapinha e assumiram seus cachos naturais.

cabelos enrolados

Cabelos enrolados exigem cuidado e dedicação especiais para manter a saúde dos fios. Foto: iStock, Getty Images

 

Cabelos enrolados: qual o tipo?

Os cabelos enrolados são divididos em três categorias por ordem de diâmetro do cacho: ondulados, cacheados e crespos. Cada tipo tem suas características únicas e precisa de cuidados especiais para manter sua forma e beleza natural.

 

Os cabelos ondulados são aqueles que apresentam ondulações nos fios, mas sem formar cachos no comprimento. Quando saudáveis e bem cuidados, os cabelos enrolados desse tipo podem apresentar alguns cachos bem abertos nas pontas.

cabelos enrolados

Modelo Gisele Bündchen faz sucesso com seus cabelos ondulados. Foto: Instagram, Reprodução

Já os cabelos cacheados possuem voltas no seu comprimento, mesmo que quase imperceptíveis. Quanto mais cacheadas as mechas, menor o diâmetro das voltas e mais volume o cabelo vai ter. Esse tipo de fio pode apresentar ressecamento natural nas pontas, então é preciso ter atenção.

cabelos enrolados

A atriz Paloma Bernardi é um exemplo de mulher com cabelos cacheados. Foto: Instagram, Reprodução

Os crespos são os cabelos enrolados com cachos bem fechados, da espessura de um dedo ou menos, desde a raiz. São volumosos, naturalmente ressecados em todo o comprimento e muito sensíveis. Esse tipo de fio exige bastante cuidado para manter a vitalidade e movimento.

cabelos enrolados

Atriz Sheron Menezzes apostou em um corte mais curto para valorizar o seu crespo. Foto: Instagram, Reprodução

 

Dicas para cuidar dos cabelos enrolados

1. Use sempre produtos específicos para o seu cabelo. Shampoo, condicionador e creme de pentear devem nutrir, hidratar e ajudar a deixar o formato natural dos cabelos enrolados ainda mais bonito.

2. Para acordar com cachos lindos e evitar que o cabelo amasse durante a noite, faça duas tranças antes de dormir, mas sem pressionar muito as mechas. As tranças vão mater as voltinhas no lugar e ajudar a evitar o frizz. O cabelo precisa estar completamente seco.

3. Use máscara de hidratação profunda uma vez por semana. Os cabelos enrolados têm muita tendência ao ressecamento e perda de nutrientes, então reponha tudo aquilo que os fios precisam para estarem sempre brilhando.

4. Nunca use um pente ou escova nos seus cabelos enrolados enquanto estiverem molhados. Os fios ficam ainda mais sensíveis com a presença da água na sua estrutura. Se precisar dar uma desembaraçada durante o banho, use delicadamente os dedos.

 

5. Ao secar as madeixas após o banho, não esfregue a toalha para não quebrar os fios e não causar frizz. Seque as mechas em movimentos de baixo para cima, amassando delicadamente para remover o excesso de água.

6. Hidrate e faça tratamentos de nutrição capilar no salão a cada dois meses. As máscaras caseiras ajudam muito a manter os fios saudáveis, mas apenas as versões profissionais são capazes de restaurar profundamente a estrutura das fibras capilares. Em casos de mechas muito danificadas, a visita ao cabeleireiro deve ser mensal.

 

7. Tratamentos que promovem a selagem dos fios são especialmente indicados para os cabelos enrolados bem crespos. Procedimentos desse tipo selam as fibras dos fios, deixando-os menos sensíveis e menos suscetíveis à perda de nutrientes.

8. Um bom óleo finalizador deve ser usado para dar mais forma às pontas ressecadas e a baixar o frizz no topo da cabeça. A quantidade deve ser mínima para evitar aquele visual de cabelo oleoso. Alguns desses produtos já oferecem nutrientes e hidratação extra, aproveite!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!