Remédios Caseiros

Rosa branca: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

Existem muitos tipos e cores de rosas, mas a rosa branca é especial, devido a suas propriedades medicinais. Muito usada na ornamentação de casas, ela possui elementos que a tornam eficaz quando usada como um remédio natural. Também conhecida como rosa de corte, ou pelo seu nome científico Rosa Alba L., você pode encontrá-la em qualquer floricultura.

O seu aroma é suave e, por este motivo, é usado em muitos perfumes, assim como outros produtos cosméticos, a exemplo de cremes e loções. Ela possui propriedades que incluem ação adstringente, laxativa, anti-inflamatória, depurativa e calmante.

rosa branca

Muito mais que ornamentar ambientes, esta flor tem incríveis benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Rosa branca ataca infecções

 

Muitos herbalistas indicam o uso da rosa branca para o tratamento de algumas questões que afetam a saúde. Seus elementos atuam no tratamento de nervosismo, estresse, ansiedade e insônia. Além disso, ajuda a acabar com infecções nos rins e útero, problemas digestivos, como prisão de ventre e para desinfetar ferimentos.

Um dos seus usos mais comuns é no tratamento de problemas oculares, como a conjuntivite, além de ajudar em casos de tosses, dores de garganta e bronquite. Para quem anda em busca de um tônico poderoso para a pele, a flor pode ser uma alternativa eficiente e barata.

Receitas caseiras com rosa branca

 

Veja alguns remédios caseiros que você pode fazer usando a flor. Eles fazem bem à saúde e não têm contraindicação.

1. Para lábios rachados

A rosa branca pode ajudar em casos de lábios rachados. Para isso, basta usar algumas pétalas de rosa e uma colher de leite cru. Misture os ingredientes e amasse até formar uma pasta. Depois aplique nos lábios e aguarde alguns instantes antes de retirar.

2. Para problemas oculares

Um dos usos mais comuns desta flor é no tratamento da conjuntivite e alguns tipos de alergias que afetam os olhos. Por isso, você pode tratar estas condições através de uma compressa feita com o chá de rosa branca. Para preparar você vai utilizar dois copos de água e algumas pétalas.

Leve os ingredientes ao fogo até ferver e depois tampe o recipiente e aguarde até ficar em uma temperatura ambiente. Depois use o líquido para lavar os olhos, assim como fazer compressas usando uma gaze. Repita o procedimento a cada duas horas.

3. Limpeza da pele

Você pode limpar a sua pele, e eliminar qualquer tipo de sujeira de seus poros usando a água de rosas. Com o dia-a-dia, os poros acabam acumulando resquícios de poluição e de maquiagem, e com isso surgem os cravos e as espinhas.

Para preparar a água de rosas, você deve usar 500 ml de água e pétalas e sementes de rosa branca. Coloque a água para ferver e em seguida adicione as rosas. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por mais alguns minutos.

Depois que a sua água de rosas estiver em temperatura ambiente, você pode utilizar para lavar o seu rosto ou usar como um tônico com o auxílio de um algodão.

4. Chá


Para outras condições de saúde beneficiadas com esta rosa, você pode preparar um chá feito da planta. Para isso, use duas colheres de sopa de pétalas de rosa e adicione cerca de um copo de água fervente. Deixe em infusão por alguns minutos e depois é só beber 3 vezes ao dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!