Remédios Caseiros

Descubra quais os melhores chás para ansiedade

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

A correria do dia a dia mexe com nosso corpo e mente e isso pode acabar alterando as nossas emoções. Um dos segredos para manter esse autocontrole é preparar alguns chás para ansiedade, que podem ser feitos com ervas que você tem em casa.

chás-para-ansiedade

Controlar a ansiedade é possível mudando a rotina e tomando chás especiais. Foto: Shutterstock

Além dos chás para ansiedade, mude sua rotina

Angustia, aflição, dores de estômago, falta de ar, taquicardia e insônia são alguns sintomas que indicam que algo está errado. Até certo nível, esse nervosismo é uma condição normal, mas o estresse que ele causa pode se transformar em uma patologia.

Os chás para ansiedade podem ajudar a equilibrar essas emoções, mas se depois de um certo tempo você não sentir os efeitos, é melhor procurar um especialista no assunto.

Uma alimentação saudável e a pratica de exercícios físicos ajudam a controlá-la, mas existem alguns ingredientes especiais para isso. O maracujá, a erva cidreira e a camomila são alguns dos exemplos de chás para ansiedade. Veja abaixo os principais.

Conheça os melhores chás para ansiedade

Alecrim

Mesmo que seja pouco conhecido entre os chás para ansiedade, o alecrim pode ser um eficiente calmante. Para prepará-lo, basta colocar uma colher de sopa rasa das folhas do alecrim em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por alguns minutos antes de coar. O ideal é tomar esse chá duas vezes ao dia. Quem preferir, pode acrescentar um pouco de mel para adocicar.

Camomila

Uma xícara de camomila pode ajudar a acalmar. A erva é mundialmente conhecida como um calmante natural e tranquilizante. A infusão dela também acaba com os sintomas de estresse. Só precisa colocar as flores da planta em uma xícara de água fervente e deixar descansar por cinco minutos. Depois basta coar e está pronto um dos mais eficientes chás para ansiedade.

Maracujá

Assim como o suco, o chá dessa fruta também é bom para acalmar os nervos. Coloque uma colher de sobremesa das folhas do maracujá e uma colher de erva cidreira, se desejar, em uma xícara de água fervente. Deixe que apure por alguns minutos, coe e beba três vezes ao dia.

Erva cidreira

O chá comumente é confundido com o capim limão (falsa erva cidreira ou capim cidreira), mas os dois chás podem ser usados para acalmar. Ferva uma xícara de água, junte uma colher de sopa de folhas de cidreira picadas e deixe em infusão, tampado por 10 minutos. Coe e tome uma xícara desse chá três vezes ao dia. Esse é um dos chás para ansiedade que têm, também, poder analgésico, podendo ser usado para curar a dor de cabeça.

Mulungu

O chá de mulungu é indicado para quem sofre com ansiedade, mas gestantes e pessoas com pressão baixa ou que usem remédios para hipertensão não devem tomar. Para fazer, ferva um litro de água com duas colheres de mulungu por dez minutos. Retire do fogo e deixe abafado por mais dez minutos para que possa coar e beber. Beba duas ou três xícaras ao dia.