Maquiagem

Maquiagem para criança: veja o que pode ou não usar

Por Redação Doutíssima 01/02/2015

As crianças estão cada dia mais vaidosas. Com isso, meninas e meninos entram em contato com produtos de beleza muito mais cedo. Como escolher, de maneira correta, a maquiagem para criança?  

Muitos pais se perguntam qual é a idade ideal para começar a usar maquiagem? Segundo dermatologistas, a idade para a criança utilizar maquiagem é a partir dos 15 anos. Ou seja, apenas na adolescência, mas, com alguns cuidados, e em ocasiões especiais, as pequenas podem satisfazer sua vaidade.

maquiagem para criança

Para as pequenas, o uso da maquiagem é recomendado apenas em ocasiões especiais. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher maquiagem para criança

 

O momento da escolha da maquiagem para criança é sempre um assunto que merece muita atenção. Até os 15 anos a pele da criança está em formação e, por isso, alguns produtos podem agredir a pele causando alergias e até lesões mais graves.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou apenas algumas marcas de maquiagem que podem ser utilizadas por crianças. Então fique atenta ao certificado da Anvisa quando for escolher maquiagem para a sua filha.

As cores claras também são mais indicadas para crianças. Além de causar menos agressão à pele, também tornam mais natural e, consequentemente, menos pesada a maquiagem.

Evite produtos oleosos. Esses, ao entrarem em contato com a pele, demoram mais para serem metabolizados e podem causar alergias.

Maquiagem para criança: veja quando e como usar

 

Alguns especialistas apontam que a maquiagem deve ser tratada pelas crianças e pelos pais como algo que deve ser usado apenas em momentos especiais, até que alcancem os 15 anos de idade.

Quando as mães forem maquiar as crianças, é importante que façam isso de forma mais lenta e cautelosa para evitar acidentes. As crianças tendem a piscar mais porque não estão acostumadas com produtos. E também tomem cuidado para não borrar, normalmente, as crianças ficam impacientes com a espera.

Na hora de limpar a maquiagem para criança, é necessário apenas o lenço umedecido, pois o produto é mais leve.

Cuidados com a maquiagem para criança

 

Os produtos direcionados aos adultos devem ser evitados pelas crianças por apresentar substâncias químicas que podem provocar alergias na pele, como dermatites. As mães devem abandonar o hábito de deixar suas filhas brincarem com suas maquiagens.

A maquiagem para criança deve ser leve e por isso, nada de base, pó, corretivo e demais produtos utilizados para correção de imperfeições na pele. Lembre-se que, na infância, isso ainda não existe. Esse produtos devem ser usados por pessoas que já têm ou tiveram espinhas.

As meninas, normalmente, são atraídas pelas cores dos batons. Nesse caso, é possível deixar que utilizem o produto todos os dias sem causa danos a pele.

Quando a maquiagem para criança não é utilizada de maneira adequada, manchas e alergias são as principais consequências do uso precoce e incorreto. Quando alguma alteração for notada, é importante procurar um dermatologista para que seja tratar imediatamente.

As meninas se inspiram muito nas mães ao se maquiarem. Por isso, é essencial que as mães conversem e expliquem a importância de cada faixa etária, ou seja, o que pode e o que não pode.

Os meninos, quando vão ser maquiados para alguma sessão de fotos ou evento, preferem apenas produtos para tirar a luminosidade da testa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!