Guia de Carnaval

Saiba como não sair endividado do Carnaval

Por Redação Doutíssima 09/02/2015

O Carnaval é uma época de folia. Mas, no final, a festa pode se transformar em uma tremenda dor de cabeça. Isso acontece porque muita gente perde o controle e gasta o dinheiro que tem e também o que não tem. Por consequência, chega na Quarta-feira de Cinzas bem endividado.

endividado

Falta de planejamento com as finanças pode gerar endividamento no Carnaval.

Essas dívidas adquiridas na festa podem comprometer o seu orçamento, deixar sua conta bancária no vermelho e fazer com que você fique endividado por um bom tempo.

 

4 dicas para não passar de folião a endividado

 

Para não acabar o Carnaval endividado e garantir um lugar na folia do ano que vem, fique atento a algumas dicas simples para economizar e fazer festa.

1. Finanças

A primeira dica é ter noção de sua situação financeira atual. Se você já está devendo mais do que poderia antes do Carnaval, é bom ir para a festa com a consciência disso. Ser afobado, nessas horas, só irá lhe prejudicar.

2. Cartão de crédito

Tenha cuidado ao usar o cartão de crédito, afinal ele também terá que ser pago um dia. Não estoure o limite, nem abuse das compras no crédito se você tem dúvidas de que terá dinheiro para pagar todo o valor da próxima fatura. Pagar apenas o mínimo gera juros altos e isso pode virar uma bola de neve.

3. Cervejas

Embora o Carnaval seja sinônimo de bebedeira para alguns, a cerveja pode te dar duas ressecas. Uma no corpo e outra no bolso.

4. Fantasia

Não é porque você está com pouco dinheiro que não vai usar uma fantasia. Porém, escolha os modelos mais baratos. Se for preciso, use a de um ano anterior ou pegue emprestado de um amigo. Os mais criativos podem até fazer em casa, é só usar a imaginação.

 

Vai viajar? Cuidado para não voltar endividado

 

No Carnaval, muita gente gosta de aproveitar os quatro dias de folga para viajar, curtir uma folguinha ou a folia em outra cidade. Mas lembre-se que viagens mal planejadas podem te deixar endividado.

Evite fazer viagens de última hora nesse período do ano. As passagens aéreas e de ônibus ficam mais caras, assim como os aluguéis de casas e as diárias em hotéis. Além disso, vai ser difícil você conseguir vaga em um lugar descente para dormir em cima da hora.

A dica para esse caso é planejamento. Comprar as passagens com antecedência sai mais barato e você pode até conseguir um desconto. As diárias do aluguel também podem ser pagas aos poucos para ficar menos pesado no bolso.

 

Planejando a viagem antes, você também ganhará tempo para juntar uma grana extra e mapear os lugares que quer conhecer. A mesma dica vale para quem quer curtir os blocos carnavalescos, já que os abadás multiplicam de preço conforme vai chegando o dia da saída do bloco.


Se você vai viajar, curtir os blocos nas ruas ou os particulares, existe uma dica em comum e importante: leve pouco dinheiro consigo e em um lugar seguro. No meio da multidão, você poderá perder alguma quantia ou até mesmo ser roubado. Assim, vai acabar saindo endividado da festa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!