Motivação

Como ser feliz com seu salário, independente do valor

Por Redação Doutíssima 02/07/2014

Você é daquelas pessoas que trabalham o mês todo e no final das contas seu salário mal dá para pagar suas dívidas? Ou você faz parte do time que economiza até o ultimo centavo possível e por isso é chamado de “mão de vaca” pelos amigos? Saiba que nenhuma dessas duas atitudes com relação ao seu dinheiro é aconselhável, pois as dívidas tendem a crescer como bolas de neve e dinheiro que não circula não é bom para a economia do país, nem para a sua.

Saiba agora como administrar melhor o seu salário e, ao fim deste texto, você perceberá que isso é bem mais simples do que você imaginava.

Saiba exatamente quanto você ganha.

É muito importante saber o valor líquido do seu salário, que é o valor bruto, ou seja, aquele registrado em carteira, menos os descontos que normalmente são feitos em folha de pagamento. Os descontos mais comuns são o INSS e o Imposto de renda. Para aqueles trabalhadores que solicitarem o vale transporte, a empresa poderá descontar, também, até 6% no valor do salário bruto.

Se você é um trabalhador autônomo, ou tem uma renda variável, o mais indicado é que faça uma média de quanto você normalmente ganha por mês.

Tenha controle sobre seu orçamento

Agora que você sabe exatamente qual a sua renda mensal, é importante saber também quais são as suas despesas. Plano de saúde, aluguel, prestações de carro ou casa, etc. Faça uma planilha e tente não se esquecer de nada. Lembre-se de contar com imprevistos
como gastos com dentista, medicamentos, etc. Se você é daquelas mulheres que não dispensa uma ida ao salão de beleza, é importante também calcular quantas vezes você vai ao salão, o quanto você gasta, e colocar na planilha.

salárioNina Matthews Photography/Flickr

Feito isso, agora é só você fazer as contas. Qual foi o resultado? Seu salário é o suficiente para cobrir todas as suas despesas? Se sim, ótimo, caso contrario, reveja todos os seus gastos, e pense onde você poderá economizar. Corte gastos supérfluos até que esteja novamente no controle de suas finanças.

Economize

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, economizar não significa apenas guardar dinheiro. Não realizar compras desnecessárias, optar por um produto com melhor custo benefício, caminhar mais ao invés de andar de carro, também são algumas maneiras de economizar.

A seguir, você poderá conferir algumas dicas básicas de economia doméstica:

  • Pense antes de comprar: Pare, pense e pesquise. Antes de realizar uma compra, é importante saber se este item é realmente necessário pra você. Depois de decidir pela compra, pesquise preços em diferentes lojas. O valor de uma mercadoria costuma variar muito em diferentes  estabelecimentos.
  • Evite parcelamentos: Sempre que possível, realize compras à vista. Algumas lojas oferecem descontos para o pagamento em dinheiro. Juntando isso, mais o valor que você economizará dos juros mensais, estará poupando até 50% do valor que gastaria em uma compra parcelada.
  • Cuidado no supermercado: Acredite se quiser, mas ir ao supermercado com fome é uma das maiores armadilhas em que você pode cair. Desta forma, você será induzido a comprar mais do que realmente precisa. Outra cilada comum em supermercados é ir às compras com crianças. Evite ao máximo a companhia delas nessas horas. É comum uma “birra” por causa de um brinquedo, um pacote de biscoitos ou um pote de sorvete e você, para evitar que a birra se estenda, pode acabar cedendo.
  • Poupe: Especialistas aconselham a poupar pelo menos 30% do seu salário. Se você achar muito, poupe no mínimo 10%. Desta forma você sempre terá uma quantia guardada para cobrir gastos não previstos, ou até mesmo realizar uma viagem especial nas suas férias.

Estas são apenas algumas regras básicas a seguir para quem deseja ter suas finanças sempre em dia. Não se esqueça nunca da regra mais importante de todas: Não gaste mais do que você ganha. Desta forma, você evitará o endividamento e, com certeza, será bem mais feliz com seu salário.

Imagem em destaque:  Tax Credits/Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento