Dieta

Alimentos que contêm glúten fazem mal ao organismo? Descubra

Por Redação Doutíssima 25/02/2015

Para entender os malefícios do glúten, primeiro é preciso saber o que é glúten e onde é encontrado. Glúten é um composto feito de proteínas. Os alimentos que contêm glúten são a farinha de trigo, cevada, arroz, macarrão entre outros derivados. O glúten é responsável pela elasticidade das massas e pelo crescimento do pão.

alimentos que contem gluten

O glúten faz mal para pessoas celíacas ou que são intolerantes ao composto. Foto: iStock, Getty Images

Muitas pessoas aderem a alguma dieta sem saber para quem ela é realmente indicada. A dieta sem glúten, por exemplo, antes era indicada apenas para pessoas que tinham a doença celíaca. Entretanto, de uns tempos para cá, muitas pessoas aderiram a essa dieta de forma indiscriminada.

 

Celíacos e alimentos que contêm glúten

 

Alimentos que contêm glúten são realmente prejudiciais para pessoas que sofrem com a doença celíaca, que nada mais é que uma intolerância permanente a glúten. Mas quais são os sintomas dessa intolerância crônica?

 

A doença celíaca atinge 1% da população mundial. Quando o glúten chega ao intestino dos indivíduos que sofrem da doença, ocorre um processo inflamatório que provoca a destruição das vilosidades da parede intestinal.

 

Esse processo resulta em diarreias, fraqueza, além de perda de peso, porque é nas vilosidades que ocorre a absorção dos nutrientes ingeridos.

 

A doença celíaca tem maior chance de se manifestar quando já existe algum parente em primeiro grau que desenvolveu a doença.

 

Ainda há pessoas que não sofrem com a doença celíaca, mas são intolerantes e não podem consumir alimentos que contêm glúten. Nessas pessoas, não ocorrem danos ao intestino, mas elas apresentam diarreia e flatulência.

 

É possível adquirir intolerância ao glúten durante a vida adulta, mas não é possível desenvolver a celíaca, que é determinada geneticamente e tende a se manifestar na infância, logo que a criança começa a ingerir alimentos mais sólidos.

Restrição de alimentos que contêm glúten

 

Para os adeptos a dieta sem glúten, é importante salientar que ele está presente em muitos alimentos com alto nível glicêmico e que engordam, mas isso não acontece por influência direta do glúten.

 

Os maiores responsáveis pelo ganho de peso são os carboidratos e açúcares, ou seja, não é pela ausência de glúten que as pessoas emagrecem, e sim pela retirada de alimentos ricos em carboidratos e açúcar.

 

O glúten é responsável apenas pelo inchaço natural no intestino e por retardar a perda de peso. Contudo, ele também é responsável pela construção estrutural dos músculos, células, unhas, cabelos e pele.

 

Sua ausência não interfere nessas funções, já que pode ser substituído por outros compostos que exercem a mesma função.

 

Para pessoas que não sofrem com intolerância ou a doença celíaca, não é necessário deixar de consumir alimentos que contêm glúten, pois o organismo é suficientemente capaz de fazer a digestão do composto.

 

Quando se retira o glúten da dieta, naturalmente, são inseridos alimentos mais saudáveis, o que faz com quem o indivíduo tenha uma alimentação mais saudável.

 

Para quem quer excluir os alimentos que contêm glúten, é essencial que procure a orientação de um médico nutricionista, para que sejam indicados outros alimentos que possam suprir as necessidades nutricionais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!