Dieta

Dieta desintoxicante: veja o que ela promete e uma sugestão de cardápio

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

Se está sentindo o organismo sobrecarregado pelos excessos e ainda tem aquelas gordurinhas que insistem em não desaparecer, aposte em uma dieta desintoxicante. Você pode eliminar até 3 quilos em apenas uma semana, além de melhorar a pele, o cabelo e ganhar disposição. Livre das toxinas, o seu corpo vai funcionar melhor.

 

Como funciona a dieta desintoxicante

 

Os excessos fazem mal e um final de semana regado a excessos alimentares e bebidas alcoólicas agrava a situação. A dieta desintoxicante propõem ajudar o organismo a se livrar das toxinas que promovam inchaço, desânimo, gordura e até mesmo acne.

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Dieta para desintoxicar promove uma verdadeira faxina geral no organismo. Foto: iStock, Getty Images

Substâncias inimigas são riscadas da dieta, como sal, açúcar, gorduras, conservantes, glúten, embutidos, frituras e carnes vermelhas. A ideia é fazer uma faxina geral, com duração de 1 dia a 2 semanas. O ideal é não passar deste período. Aguarde 15 dias e repita a dieta se sentir necessidade. Para poucos dias, priorize os alimentos líquidos, shakes, sopas, iogurtes e chás.

 

Cardápio da dieta desintoxicante

 

Na hora de montar o cardápio, escolha alimentos amigos da dieta desintoxicante. A melancia ajuda a limpar o estômago e intestino. As folhas verdes possuem fibras e clorofila que combatem radicais livres. O abacaxi auxilia a digestão e eliminação de líquidos. A maçã tem pectina que impede a absorção de gorduras e possui antioxidantes.

 

A linhaça e quinoa possuem fibras para o bom funcionamento do organismo. O limão facilita a absorção de nutrientes importantes. Os chás de hibisco e verde possuem propriedades que eliminam as toxinas das células.

 

Veja uma sugestão para montar o seu cardápio para a dieta desintoxicante:

 

– Ao acordar: 1 copo de água com suco de meio limão sem açúcar

– Café da manhã:1 pote de iogurte light + 1 fatia fina de mamão picada e 3 colheres (sopa) de mix de fibras (aveia, quinoa e farinha de linhaça) ou 1 xícara de chá verde + 4 biscoitos integrais com gergelim e 1 queijinho fundido.

Se prefere ficar só no líquido, faça um suco batendo 1 banana média com o suco de 2 laranjas, 1 fatia de mamão e 1 colher de sopa de linhaça ou aveia com 200ml de água.

– Lanche: 1 fruta (melancia, abacaxi ou maçã, de preferência) ou o suco dela batido com raspas de gengibre. Antes do almoço, tome uma xícara de chá de hibisco com canela ou chá verde.

– Almoço: folhas verdes, com duas colheres de cenoura e beterraba raladas, 3 colheres arroz integral e 4 colheres de estrogonofe de frango feito com requeijão ou creme de leite light e gelatina diet. Se optou só pelos líquidos da dieta desintoxicante, tome uma sopa de legumes e sirva com uma colher de quinoa.

– Lanche da tarde: 1 barrinha de cereais + fruta ou 1 iogurte light com mamão picado. Para o chá da tarde, opte por chá de hibisco com cravo

– Jantar: mix de folhas, 1 tomate, 1 colher de cenoura ralada, salsinha, molho de iogurte desnatado para temperar e uma lata de atum light. Você pode repetir a sopa do meio dia ou fazer um creme de abóbora com gengibre.

– Ceia: 5 castanhas de caju ou 4 damascos secos e 1 xícara de chá de camomila.

 

 

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