Dieta

Conheça a cronodieta e entre em forma já!

Por Redação Doutíssima 02/03/2015

O corpo humano nem sempre funciona o tempo todo da mesma maneira, pelo menos é o que pregam os princípios da cronodieta. Esta é uma dieta baseada nas alterações das funcionalidades do corpo, dependendo dos diferentes momentos do dia.

 

cronodieta

Este tipo de dieta exige muita disciplina, mas praticamente não tem restrição alimentar. Foto: iStock, Getty Images

 

Desenvolvido por dois italianos, Paolo Mauro Todisco e Marconi, em 1992, a cronodieta é um modelo nutricional que leva em conta as alterações hormonais que ocorrem durante o dia.

Cronodieta: muita disciplina

 

Com base nessas premissas, são indicados alimentos mais adequados para serem comidos no café da manhã, no almoço e no jantar. Este é um bom método para quem não gosta de dietas muito restritivas, mas que também possui muita disciplina, já que é necessário fazer as suas refeições religiosamente em horários programados.

A cronodieta defende que você pode comer qualquer coisa e ainda perder peso, e o que realmente faz a diferença é o horário que cada tipo de alimento é consumido. Assim, a cada refeição devem ser consumidos certos alimentos que ajudam o nosso corpo a perder até três quilos por mês.

E, como em qualquer dieta, você não deve pular nenhuma das refeições, e comer alimentos saudáveis, assim como evitar outros alimentos.

Horários da cronodieta

 

O café da manhã, por exemplo, deve ser das sete às oito da manhã, já que os hormônios como o cortisol e insulina atingem seus maiores níveis. Neste caso, os alimentos que comemos são queimados muito rapidamente e, por isso, você pode consumir com segurança carboidratos e combiná-los com as proteínas.

O almoço deve ser do meio-dia às 13 horas, onde o cortisol começa a cair, à medida que sobem os níveis de outros hormônios que ativam o metabolismo. Nessas horas o nosso corpo consome mais rapidamente os alimentos, transformando-os em energia a ser utilizada.

Por fim, o jantar deve ser feito entre as 19 ou 20 horas, que é quando o corpo começa a produzir hormônios essenciais para o organismo, desde a regeneração de tecidos ao aumento de massa magra durante a noite.

Os principais alimentos

 

O cardápio da cronodieta não proíbe carboidratos, por isso se você não vive sem eles, pode ser uma boa opção para você. Eles devem ser consumidos no horário certo, ou seja, torradas e biscoitos ou pão em seu café da manhã.

A dieta também libera chás de ervas ou vários tipos de chá para acompanhar. No meio da manhã, é recomendado o consumo de uma fruta da época ou um suco de fruta ou um iogurte magro.

O almoço inclui alimentos como massas, arroz e legumes e, é claro, muita salada. No meio da tarde (pelo menos quatro horas antes de consumir o jantar), você pode repetir outro lanche, como no meio da manhã.

Para o jantar, pratos exclusivos de carne ou peixe e evitar, sempre que possível, condimentos processados. Você pode também incluir saladas e legumes nesta refeição e são absolutamente proibidos pão, bolos e frutas.

Resultados

 

A cronodieta envolve uma mudança de estilo de vida e verifica-se, com o tempo, ser muito eficaz. Inicialmente, pode ser um pouco difícil de seguir as regras rígidas relacionadas com os horários das refeições mas, com a prática, será mais fácil se acostumar e você vai obter bons resultados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!