Dieta

Conheça a dieta detox do limão e saiba como adotar

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

Fazer a dieta detox do limão pode ajudar você a emagrecer. Mas, mais do que isso: pode contribuir para uma limpeza completa do organismo. O limão é considerado um alimento termogênico, ou seja, faz o metabolismo trabalhar mais rápido e adequadamente.

No entanto, é preciso um pouco de cuidado. Nem todas as pessoas podem fazer essa dieta, que tem no uso de limão em jejum o seu maior segredo.

dieta detox do limão

Simples, essa dieta detox ajuda o organismo a eliminar os radicais livres. Foto: iStcok, Getty Images

A dieta detox do limão é poderosa porque ela provoca a desintoxicação do nosso corpo, eliminado toxinas e enzimas que prejudicam nossa saúde e dificultam o emagrecimento.

A intoxicação do organismo é provocada, principalmente, pela gordura e pelos radicais livres liberados naturalmente pelo corpo. Esses favorecem o envelhecimento precoce da pele e, também, o ganho de peso. Por isso é importante dar um jeito de combatê-los.

Contraindicações da dieta detox do limão

 

A dieta detox do limão é realmente milagrosa para quem quer perder peso, mas há algumas pessoas que não podem fazê-la. Mulheres grávidas ou lactantes, pessoas hipotensas (que têm pressão baixa) e que apresentem problemas no fígado, pâncreas ou estômago. O limão, por ser uma fruta extremamente ácida, se não for consumido de maneira correta, pode prejudicar a saúde.

Antes de iniciar a dieta detox do limão é bom fazer exames de sangue. O objetivo é ver se está tudo certo com os índices de gordura do seu organismo, tanto do HDL, o colesterol bom, quanto do LDL, o ruim.

Durante o período em que você estiver fazendo a dieta detox do limão é importante que você verifique sua pressão com frequência e abandone a dieta caso sinta algum desconforto.

Cardápio da dieta detox do limão

 

Existem vários tipos de dieta detox. Tudo vai depender de qual é o seu objetivo. Se for desintoxicar, essa é uma das mais indicadas.

Sempre inicie o desjejum com um copo de 200 ml de água morna com suco de meio limão.

Café da manhã

Coma duas fatias de manga cortadas em cubos e acrescente uma colher de sopa de linhaça triturada no liquidificador. Beba junto uma xícara de chá verde com gotas de limão.

Lanche da manhã

Beba um copo de 200 ml de suco de melancia batido no liquidificador com uma colher de sopa de linhaça e suco de meio limão. Se você preferir, acrescente ainda um pouco de gengibre.

Almoço

Monte um prato com salada de alface, rúcula e tomate, duas colheres de sopa de arroz integral, uma concha de lentilha e três colheres de sopa de couve refogada ou crua. Não coma sobremesa nem beba líquido juntos com a comida. Depois de meia hora, você pode tomar um copo de água com algumas gotas de limão.

Lanche da tarde

No lanche da tarde, coma frutas, iogurte, castanhas ou ainda beba uma vitamina feita com manga, banana ou mamão e leite de soja. Sempre tome uma xícara de chá verde, branco ou preto com o suco de meio limão.

Jantar

O jantar deve aliar salada verde e leguminosas cozidas, além de proteína magra. Como exemplo, você pode comer um prato de salada de alface e rúcula temperadas com suco de limão, um filé médio de peito de frango, e refogado de cebola com tomate, chuchu e cenoura.

Ceia

Sua última refeição, na verdade, serve para que você não durma de estômago vazio. O ideal é sempre comer uma fruta e beber meio copo de suco de limão sem açúcar ou com adoçante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!