Você queria muito ter um filho e, depois de muito tentar, veio a confirmação da tão sonhada gravidez. Depois da felicidade da descoberta, vem o enxoval para bebê. Esse momento deixa as mães ansiosas e animadas para pensarem em todas as coisas que vão comprar para a chegada do querido filho. Com algumas dicas simples, você poderá comprar tudo o que seu bebê precisa.
Planejando o enxoval para bebê
De acordo com o livro A vida do bebê, do autor Rinaldo de Lamare, comprar o enxoval para bebê é uma das tarefas mais agradáveis relacionadas à gravidez. Além disso, não existe o enxoval ideal, mas o melhor é o que cabe na sua condição financeira e gosto.
Você deve começar pensando que seu bebê vai precisar de cuidados especiais. As peças da roupinha dele devem ser de algodão, sem exceção. E depois que ele nascer, devem ser lavadas com sabão neutro ou de coco, sem produtos com perfume ou amaciantes.
Antes de mais nada, um artigo que você já pode estocar desde o começo da gravidez são as fraldas descartáveis. Além disso, nesse começo, já é importante adquirir produtos como creme para prevenção de assaduras, cotonetes, escova e pente, tesourinha para unhas, shampoo, termômetro, trocador e banheira.
Sugestões de enxoval para bebê
Estas são sugestões de peças da roupinha do bebê que não podem faltar no enxoval. É claro que os itens de um enxoval completo formam uma lista bem maior, mas agora você tem nove meses para organizar e escolher.
1. Conjunto maternidade
São conjuntinhos que o bebê usará nos primeiros dias de vida. Há quem defina como macacão arrumadinho mais manta que combine. O certo é que, embora o nome seja conjunto de maternidade, essa roupinha ainda deve servir por algumas semanas depois.
2. Body
Essa é uma peça prática de uso diário que seu bebê vai usar muito. São indispensáveis no enxoval para bebê e devem ser compradas considerando a estação em que a criança vai nascer.
3. Macacões de plush
Essa também é uma opção de muita utilidade. São lindos e práticos para as trocas de fralda e ainda de um conforto imenso para o seu bebê. E você pode ter desde o mais simples, para o uso em casa, até o mais sofisticado, para passeio.
4. Conjuntinhos pagão
São os ideais para usar como pijaminha ou em um dia de temperatura mais amena. Você pode ter as calças com pezinho ou sem no enxoval para bebê. Tenha entre quatro e seis conjuntinhos.
5. Fralda de boca e de ombro
Esses conjuntos são muito práticos. As fraldinhas de boca são usadas para limpar a boca do bebê e a de ombro é usada para colocar no ombro de quem vai segurar a criança, evitando o contato direto do bebê com a roupa de quem o está segurando. Você pode ter duas fraldas de boca e uma de ombro.
6. Mantas
Esse é o item básico do enxoval para bebê. Tenha pelo menos três mantinhas na sua lista. Ao comprar, tente optar por uma em uma cor mais básica, que possa combinar com todas as peças do seu enxoval. Adquira nos tecidos que combinem com a estação na qual o bebê vai nascer.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!