Você já pratica corrida, e busca algo que traga a você um grande desafio? Então, que tal encarar uma meia maratona? Essa modalidade é disputada em uma distância de 21 quilômetros e pode ser praticada por qualquer pessoa que tenha um bom condicionamento físico para chegar até o final do percurso.
Cumprir o trajeto exige muita disciplina nos treinos e uma alimentação adequada. Porém, se tiver perseverança, poderá se tornar um atleta e competir nos principais circuitos do Brasil e do mundo. Mas o caminho para isso é longo.
Meia maratona: por onde começar
O primeiro passo é consultar um médico. Não é porque você costuma correr cinco ou dez quilômetros que pode se aventurar em uma meia maratona. Faça todos os exames que seu médico prescrever e, só depois de ter certeza que está tudo em ordem, siga em frente.
Seguir em frente significa adotar mais precaução, como escolher um bom preparador físico. Seja em uma academia ou com um personal trainer, esse profissional irá lhe prescrever uma rotina de exercícios personalizados, respeitando seus limites. Além de orientar quanto à postura, alimentação e até dicas de saúde para não ter nenhum prejuízo.
O profissional pode analisar até o seu tipo de pisada e, dessa forma, encontrar o tênis mais adequado para a prática da corrida e dos exercícios essenciais para o seu condicionamento.
Fortalecer os músculos é a palavra de ordem. Por ser mais comum, a musculação é a atividade mais indicada para esse fim, mas, como maneira complementar, até aulas de exercícios de circo podem faze você ganhar o tônus muscular que precisa de uma maneira diferente.
Atenção redobrada na alimentação
Jamais “aproveite” uma dieta que deu certo para um amigo ou parente. Se quer correr na modalidade, o cardápio deve ter sido preparado especialmente para você, seu peso e altura e considerando as suas necessidades nutricionais.
Porém, alguns alimentos são aliados de todos os corredores. Aqueles que contêm propriedade oxidantes, como azeites, peixes, castanhas e linhaças, ajudam a conter os radicais livres, comuns nessas situações nas quais o corpo necessita de mais oxigênio para manter o ritmo das funções.
A hidratação também é importante e, para isso, as bebidas isotônicas são as mais recomendadas, especialmente em corridas acima de uma hora (em média, a meia maratona dura duas horas).
Mas siga as recomendações de seu preparador físico, até mesmo para ingerir essas substâncias. A quantidade e a frequência ingeridas mudam de acordo com a distância percorrida e seu nível de condicionamento.
Como encontrar uma meia maratona
De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no Brasil, 13 competições de meia maratona compõem o calendário de corrida de rua de 2015.
Para quem quer começar observando uma meia maratona, pode fazer a partir das mais famosas, que são a Internacional do Rio de Janeiro (sendo essa, uma das mais importantes do mundo), a de Foz do Iguaçu, a de Salvador e a Internacional de São Paulo.
Já aqueles que querem usar o esporte como pretexto para viajar, conhecer corridas reconhecidas, como as de Londres, Nova Iorque, Lisboa e Buenos Aires, pode ser uma ótima opção.
O importante é seguir uma rotina de treino, disciplina, dedicação e, antes de qualquer competição, conhecer mais competidores e trocar experiências. Se o seu objetivo é seguir no atletismo, essa modalidade é uma ótima porta de entrada.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!