Guia da Corrida

Relógio Garmin monitora a saúde durante a corrida. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 04/07/2014

O relógio Garmin de corrida é moderno e possui uma série de funcionalidades que permitem ao usuário monitorar seu desempenho fitness. Entre eles, há aviso de recuperação, GPS e tela colorida sensível ao toque, e com alta resolução, rastreando a distância, o ritmo e os batimentos cardíacos.

Relógio Garmin analisa o corpo

Entre outras vantagens de seu uso, o relógio Garmin é capaz de calcular seu tempo de recuperação e VO2 máximo (capacidade do corpo em transportar e metabolizar oxigênio) quando usado em conjunto com a pulseira de monitoramento cardíaco.

relogio-garmin

Garmin tem o primeiro relógio com GPS e comentários do condicionamento físico. Foto: Shutterstock

Outras funções do relógio Garmin

O monitor de corrida HRM-Run do relógio Garmin oferece dados do ritmo, tempo de contato com o solo e a oscilação vertical.  Essas medidas são chamadas de dinâmica de corrida e refletem na ausência de excessos quanto à prática.

O ritmo corresponde ao total de passos que você dá por minuto, enquanto a oscilação vertical se refere ao grau dos saltos no movimento durante a corrida e é medida em centímetros. O tempo de contato com o solo é o tempo total gasto com os pés no solo durante cada passo na corrida, medido em milésimos de segundo.

Estes recursos conectados são enviados automaticamente para o Garmin Connect, o que equivale ao monitoramento em tempo real e ao compartilhamento em mídia social.

Ao usar o relógio Garmin, ele poderá ajudá-lo a realizar um treinamento mais inteligente e a alcançar novas metas em suas atividades. Também terá comentários sobre seu condicionamento para a corrida. Além disso, o acelerômetro integrado poderá rastrear a distância nos treinamentos em ambientes fechados. Assim, você não precisará de um contador de passos separado.

Benefícios do relógio Garmin

Mesmo que você corra há tempo, é natural que esteja continuamente em busca de como melhorar e mensurar seu condicionamento. O relógio Garmin poderá ajudá-lo, fazendo uma estimativa de VO2 máximo, um grande indicador de capacidade atlética. Antes disso, a única maneira de saber seu VO2 máximo era através de um exame laboratorial.

Ao ser usado com um monitor de batimentos cardíacos, o modelo 620 do relógio Garmin processa diversos fragmentos de dados, como a velocidade de sua corrida, os batimentos cardíacos por minutos e a variação da taxa dos batimentos cardíacos para fazer uma estimativa do seu VO2 máximo.

O próprio número indica o volume máximo de oxigênio que você pode consumir por minuto e peso corporal em seu desempenho máximo.

Um indicador colorido no relógio exibe a comparação dos dados de seu VO2 máximo com os dados de outros corredores do mesmo sexo e da mesma faixa etária. Baseado na estimativa de seu VO2 máximo, ele pode prever seu tempo de atividade para diversas distâncias. Isso pode ajudá-lo a estabelecer uma meta de tempo para a próxima atividade, pressupondo que você tenha concluído a corrida adequadamente.

Relógio Garmin qualifica planejamento da corrida

O relógio Garmin elimina suposições quanto ao planejamento do tempo de recuperação entre exercícios exaustivos. Como um treinador, ele aprende sobre você e sua fisiologia baseando-se nos dados de seu batimento cardíaco. Ele calcula o intervalo de acordo com seu último exercício.

O relógio Garmin oferece uma verificação de recuperação, que é uma indicação em tempo real do seu estado de recuperação, já nos primeiros minutos de corrida. Ao término da corrida, o tempo de recuperação exibe o intervalo adequado antes que você inicie o próximo exercício exaustivo.

Trata-se, ainda, do primeiro relógio de corrida com GPS que oferece comentários sobre seu condicionamento físico para corrida, reportando diversas métricas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

3 Razões para começar a correr

Correr emagrece! Confira 5 razões para perder aqueles quilinhos correndo

Comece a correr agora! Saiba como a corrida pode aumentar a sua expectativa de vida

A melhor dieta para competição

Entorse de tornozelo: atenção com sua corrida