Você sabe o que é Coaching Pessoal e a importância desse método? Em um mundo onde tudo muda com tanto dinamismo, um longo tratamento para resolver um problema já é coisa do passado. É aí que entra o Coaching, que vem como a resposta aos que buscam não só o autoconhecimento, mas, principalmente, as mudanças.
Segundo um estudo da Universidade de Tecnologia de Queensland de 2005, as pessoas procuram o Coaching com a finalidade de melhorar aspectos da vida pessoal ou profissional.
Além disso, o que se constrói no treinamento é o aumento da confiança e da competência. Assim, é possível que a transformação e as mudanças apareçam naturalmente.
Para quem é o Coaching Pessoal?
O Coaching Pessoal é uma alternativa eficiente para quem tem pouco tempo e dinheiro para tratar de um problema e precisa de resultados. É indicado para pessoas que desejam mudar de hábitos e comportamentos, alterar padrões repetitivos e acabar com a limitação emocional.
Também para os que precisam desenvolver habilidades e competências específicas, superar conflitos ou realizar grandes sonhos.
Dentro do Coaching Pessoal, no que posso trabalhar?
O processo pode ser utilizado para trazer resultados em nichos diversos. Pode-se trabalhar, por exemplo, desde questões de saúde até dificuldades financeiras.
Entre as duas pontas, você pode criar as competências específicas, como equilíbrio emocional, a problemas de relacionamento, desenvolvimento intelectual, vícios e compulsões e muitos outros, basta que se queira chegar à excelência naquele tema.
Como funciona?
Cada pessoa tem realidade e personalidade únicas. Esse é o princípio de atuação do Coaching Pessoal. O processo é individual e específico para cada pessoa.
É feito em sessões de uma hora de duração, em geral. A periodicidade é ajustada conforme o cliente e as estratégias e intervenções são trabalhadas até o alcance dos objetivos.
Resultados do Coaching
O grande benefício do Coaching Pessoal é o resultado positivo dentro de um curto espaço de tempo, de forma profunda e consistente, num processo que traz mudanças sem sofrimento, dor ou luta interna. Mas não é só isso. Todo esse processo respinga benefícios por toda a vida de quem está passando pelo Coaching.
Isso inclui melhoria nos relacionamentos e poder de comunicação; autoconhecimento e desenvolvimento da Inteligência Emocional; melhoria na autoestima e autoconfiança; diminuição dos níveis de estresse etc.
Quem está habilitado a aplicar o processo Coaching?
O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Ele está treinado a levar o cliente a refletir, chegar a conclusões, definir ações e agir por seus objetivos, metas e desejos.
Esse profissional não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente, mas deve ter conhecimentos em comportamento humano, mudança, negócios e principalmente em seu nicho de atuação.
Coaching no mercado
O mercado de Coaching se divide, basicamente, em três pilares principais: o Personal Coaching (Coaching Pessoal), Life Coaching (Coaching de Vida) e Executive and Business Coaching (Coaching de Executivo e Negócios).
Os dois primeiros são similares e focados no sucesso pessoal ou profissional. Já o Executive and Business Coaching é destinado ao desenvolvimento de empresas, organizações e líderes.
Partindo dessa base, percebemos que o Coaching é uma ferramenta flexível, facilmente adaptável e a partir daí vemos subdivisões de nichos com diferentes focos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!