Motivação

Cansaço constante: entenda as causas e trate o problema

Por Redação Doutíssima 30/08/2015

Um dia você acorda indisposto, atravessa as horas em ritmo lento sem conseguir se concentrar. Alguns dias depois, a mesma situação acontece; você está cansado. Você percebe que a situação se repete ao longo de semanas e meses. Sim, o cansaço constante  é parte da sua rotina. Mas isso pode mudar, basta adquirir novos hábitos e buscar ajuda quando necessário.

 

Segundo o médico geriatra e gerontólogo Caio Reis Pedroso, um dos motivos pelos quais as pessoas mais se mostram cansadas atualmente é o estresse, que dá origem à depressão. Assim, verifique o que o deixa estressado e infeliz. O cansaço constante pode estar ligado à tristeza também.

cansaco constante

Sono inadequado e hábitos alimentares podem ser as causas do cansaço excessivo. Foto: iStock, Getty Images

Caso você tenha dificuldades em lidar com problemas ou situações que levem ao estresse, uma excelente alternativa é a busca de ajuda terapêutica. Um psicólogo pode ser o profissional que o ajudará a encontrar soluções, inspirando o autoconhecimento.

Causas do cansaço constante

Preste atenção na forma como você dorme. Pode ser que o cansaço esteja relacionado com o sono de má qualidade. “Necessitamos de seis a oito horas de sono tranquilo”, afirma Pedroso. Mas no caso de insônia isolada ou secundária, associada a outras doenças, a orientação do geriatra é buscar ajuda médica.

A alimentação é outro item que precisa ser revisto se você passa muito tempo cansado. De acordo com Pedroso, a ingestão elevada de alimentos ricos em gorduras, frituras e açúcares diminui muito a disposição física. Verifique como se sente após uma refeição pesada e comece a evitar o que provoca o cansaço constante.

Ou quem sabe pode ser essa a hora de rever a dieta e partir para uma mudança de hábitos alimentares. Inclua em seu cardápio diário muitas frutas, especialmente as da estação.

Fibras devem fazer parte dessa nova fase porque estimulam o intestino, entre outros inúmeros benefícios. Converse com uma nutricionista para conhecer as suas necessidades mais específicas.

Espante o cansaço constante com exercícios

A prática de exercícios físicos é mais uma maneira de cuidar do corpo e da saúde, afastando o cansaço constante.

Uma pesquisa divulgada pela revista Mental Health and Physical Activity mostrou que pessoas que fazem, pelo menos, 150 minutos de alguma atividade física por semana têm sono melhor e permanecem mais alertas durante o dia do que aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício. Sem falar na diminuição dos riscos de desenvolver doenças graves, como o câncer.

Assim como com a alimentação, se você tiver dúvidas quanto ao que deve fazer para sair do sedentarismo, o mais indicado é procurar um profissional qualificado e buscar orientações para a prática de atividades físicas.

Um educador físico poderá montar um treino de acordo com suas características e limitações. O trabalho associado entre nutrição e educação física fará maravilhas por sua saúde.

Mas se mesmo assim o cansaço constante persistir, procure atendimento médico. Segundo Pedroso, algumas doenças como diabetes, anemia, hipotireoidismo e hipertensão arterial podem ser sinalizadas pela indisposição.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!