Encontrar uma solução fácil e aprender como tirar o frizz do cabelo é uma batalha para muitas mulheres. Algumas têm na condição uma experiência diária, enquanto outras vivenciam isso como um problema ocasional. Em ambos os casos, é frustrante estar com os fios desalinhados. Mas a boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível ficar longe do frizz.
Batalha para tirar o frizz do cabelo
Em 2010, a marca Pantene fez uma pesquisa sobre os cabelos com duas mil mulheres. Entre as entrevistadas, 46% afirmaram que sofriam com a batalha para tirar o frizz do cabelo no dia a dia.
A principal causa do frizz nos cabelos é a falta de umidade. As camadas da cutícula dos fios precisam de umidade para tornar o cabelo totalmente liso. Outros fatores que contribuem são a umidade extrema, o uso regular do secador de cabelo e o excesso de cloro.
Além disso, determinados compostos químicos e o uso de produtos errados para o seu tipo de cabelo acabam eliminando a hidratação natural do fio. Todas essas questões deixam o cabelo frágil. Assim, começa-se a busca por descobrir como tirar o frizz.
Para a fundadora da marca Carol’s Daughter, a americana Lisa Price, conhecida como a rainha do cabelo natural, muitas vezes, o frizz em cabelos encaracolados é resultado de simplesmente não cuidar de seus cachos corretamente.
Price revela que a lavagem dos cabelos, o ato de escovar os fios, o uso de toalhas e outras atitudes são questões que podem facilitar o aparecimento do frizz no dia a dia.
Como tirar o frizz do cabelo?
Para responder essa pergunta, a revista americana Glamour chamou dois experts no assunto. O embaixador da L’oreal Paris, Marcos Carrasquillo, e o cabeleireiro de celebridades como Megan Fox e Kim Kardashian, George Papanikolas. Veja algumas dicas reveladas pelos profissionais e aprenda como tirar o frizz dos cabelos.
1. Seque o cabelo com um difusor
Certifique-se de manter o seu secador em uma configuração média, porque uma das maneiras mais fáceis para permitir que a umidade cause estragos em seu cabelo é através do excesso de calor.
2. Aplique um produto de styling
Isso é especialmente importante para as meninas com cabelos crespos ou cacheados. Se você quer manter sua textura natural, aplique-o logo depois de lavar o cabelo e seque com um difusor. Isso cria uma camada protetora que vai ajudar a tirar o frizz.
3. Use um tratamento de hidratação profunda
O calor misturado com a umidade severa deixa o seu cabelo seco. O uso de cremes e máscaras capilares pode ajudar, repondo a hidratação do fio e evitando o frizz.
4. Use um condicionador com proteínas
Esses condicionadores ajudam a reparar os cabelos secos e danificados e a protegê-los da umidade ao mesmo tempo.
5. Não lavar o cabelo mais do que duas vezes por semana
Isso é necessário para quem tem o cabelo crespo ou os fios mais grossos. O excesso de lavagem retira do cabelo os seus óleos naturais, causando o frizz.
6. Penteie seu cabelo no chuveiro
Escove o cabelo com um pente de dentes largos no chuveiro, enquanto ele está condicionado e, em seguida, enxague.
7. Não secar o cabelo com uma toalha
Secar o cabelo com a tolha causa ainda mais frizz. Em vez disso, esprema o excesso de água e deixe secar naturalmente ou use um difusor.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!