Depois do ombré hair, a moda em coloração de cabelo agora é o efeito tartaruga. Ao menos esse foi o visual escolhido por muitas famosas como Gisele Bündchen, Jessica Alba e Khloe Kardashian, que buscaram na técnica um efeito mais natural e que exige baixa manutenção.
Parece um pouco estranho pedir ao seu cabeleireiro uma coloração de cabelo com efeito tartaruga, mas na verdade é apenas um código para uma aplicação à mão livre das cores da tartaruga, uma mistura de louro, chocolate, castanho e mel.
Mais nova tendência para 2015, a Ecaille, termo francês para “casco de tartaruga”, remete aos vários tons contidos no casco desse réptil.
Onde surgiu essa coloração de cabelo?
A moda começou como tendência nas passarelas de Paris, com uma versão mais escura na raiz e mais leve nas extremidades. Foi considerada uma versão muito mais sofisticada do ombré – que muitas mulheres conhecem e amam.
Esse look é a combinação essencialmente do ombré e da balayage. Com tons suaves de caramelo, a técnica com efeito tartaruga busca a naturalidade, ao encontrar tons que se assemelham com a sua cor natural, proporcionando um visual moderno e ainda assim tradicional.
Benefícios do efeito tartaruga
Essa opção de coloração de cabelo com baixa manutenção dá à mulher mais flexibilidade na hora do retoque. Como os destaques são sutis, vão naturalmente se misturando com a cor natural do cabelo.
Além disso, é uma ótima maneira de mudar o visual, trazendo uma aparência moderna, sem precisar fazer uma mudança radical na coloração do cabelo.
Outro benefício em comparação com outras técnicas, que exigem maior descoloração dos cabelos, é que ela pode estragar menos os fios. Em técnicas como o ombré, por exemplo, grandes faixas de cabelo eram totalmente descoloridas, exigindo cuidados rigorosos na hora da hidratação.
Como funciona essa coloração de cabelo
Para conseguir e ter esse efeito, o foco colorista é em mechas mais claras na moldura do rosto, complementadas por outras mais suaves, em tons mais semelhantes a cor natural por toda a extensão da cabeça.
Enquanto algumas mulheres talvez desejem adicionar coloração de cabelo mais âmbar ou em tons de mel, outras podem optar por bases mais escuras e partes em um louro mais claro. A beleza dessa tendência é o foco na preferência de cada uma.
Os melhores resultados são vistos ao escolher cores que complementam o tom de pele, para evitar uma coloração de cabelo muito dramática.
Como pedir a técnica ao seu cabeleireiro
No Brasil, segundo uma pesquisa de 2010 da L’Oréal, 79% das brasileiras são adeptas das trocas de cor nos fios capilares. Portanto, não vai demorar muito para que as mulheres comecem a desfilar por aí com a técnica do efeito tartaruga.
Essa tendência é mais popular na Europa e nos Estados Unidos, e relativamente nova no Brasil. Então, você precisa encontrar um salão de beleza que já está familiarizado com a moda.
É possível pedir vários tons e raízes com extremidades mais escuras. Lembre-se, porém, que se você pedir tons muito claros, ficará parecido com o ombré. Ainda, certifique-se de que não há uma separação brusca entre as cores claras e escuras ou qualquer outro contraste.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!