Que tal aprender como fazer iogurte sem açúcar e, o melhor de tudo, em casa? Se gostou da ideia, saiba que isso é o que muita gente está fazendo para escapar de um dos maiores vilões do organismo humano: o açúcar.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), esse antinutriente não tem relação doce com o nosso corpo, seja esteticamente, porque é um dos responsáveis pela obesidade, seja pela nossa saúde, pois é considerado como um dos principais fatores de doenças crônicas como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes tipo dois e alguns tipos de câncer.
Depois de escancarado o lado sombrio do vilão da nossa história, então vamos voltar para a cozinha e aprender como fazer iogurte caseiro e sem açúcar.
Coalhada caseira
Antes de mais nada, um dos ingredientes para fazer iogurte é a coalhada. Você vai ter que prepará-la um dia antes.
Ingredientes:
1 litro de leite de garrafa
1 copo de iogurte natural ou 1 copo de coalhada.
Modo de Preparo:
Ferva o leite em um recipiente e espere ficar morno. Depois disso, acrescente o copo de iogurte e mexa bem. Feche o recipiente e embale com um pano de prato, colocando em um lugar escuro por 24 horas.
Como fazer iogurte
Depois que a coalhada estiver pronta, você está pronta para fazer iogurte. Veja do que vai precisar:
Ingredientes:
1 litro de coalhada caseira
Morangos orgânicos a gosto
1 banana madura.
Modo de Preparo:
O primeiro passo para aprender como fazer iogurte vai ser coar a coalhada (precisa ficar coando por duas ou três horas). Para separar o soro da coalhada, você vai precisar de um recipiente fundo, uma peneira ou escorredor de macarrão, além de um pano de prato limpo ou ainda não usado.
Coloque uma peneira dentro do recipiente fundo. Por cima, coloque o pano de prato e jogue a coalhada sobre ele para coá-la. Aos poucos, o soro passa pelo pano, pela peneira e fica no recipiente, deixando,no pano a coalhada seca e mais consistente.
Enquanto a coalhada escorre, bata o morango no liquidificador sem água e reserve. Amasse a banana depois que o soro estiver no ponto e misture os ingredientes com um fouet (batedor de claras), levando em seguida para a geladeira. Está pronto!
O iogurte tem uma conservação razoável. A receita dura de três a quatro dias na geladeira e rende nove porções, que podem ser oferecidas no café da manhã e lanches.
Outras dicas além de saber fazer iogurte
Além de aprender a preparar o iogurte, confira algumas dicas importantes para o consumo do produto no dia a dia:
1. Sobremesa
Nunca ofereça o iogurte de sobremesa após o almoço e jantar, pois é um alimento rico em cálcio, que inibe a absorção do ferro (normalmente concentrado em maior quantidade nas grandes refeições).
2. Melhora a sono
A coalhada é rica em triptofano e ajuda no sono do bebê.
3. Melhora o intestino
O consumo regular de coalhada, graças aos lactobacilos (micro-organismos do bem) presentes, também recupera e equilibra a flora intestinal, melhorando as suas funções e ajudando em casos de prisão de ventre ou de diarreias.
4. Produto industrializado
Iogurtes industrializados não são indicados para crianças com menos de dois anos, pois têm açúcar em excesso.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!