Colocar temperos nas receitas para ter um sabor especial é uma maravilha, mas contar com estes condimentos para perder peso é melhor ainda. E que tal uma relação com seis destes temperos, com descrição e benefícios?
Pois é o que vamos apresentar agora. Um texto recheado de sabor e saúde, com detalhes sobre as maravilhas que podem nos oferecer temperos como cúrcuma, gengibre, pimenta vermelha, canela e mostarda. Aproveite!
Os 6 temperos que combatem gordurinhas
1. Pimenta dedo-de-moça
Uma das especiarias mais eficientes para queima de gorduras. Este é um dos temperos que acelera o metabolismo. Pode ser usada no preparo de carnes e peixes e também inibe a formação e novos depósitos de gordura, especialmente na região abdominal. É contraindicado para quem tem gastrite, úlcera e tendência a hemorroida.
2. Gengibre
Ajuda a emagrecer porque é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo em mais de 10% na digestão e o processo metabólico. As substâncias termogênicas do gengibre aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.
O gengibre é um dos temperos que deve ser usado fresco (ralado, espremido ou em pedaço) e em pó, no molho para salada, no refogado de legumes, no suco e no chá. Não é indicado para diabéticos, grávidas, portadores de hipertireoidismo.
3. Cúrcuma
A raiz também conhecida como açafrão-da-terra possui uma substância que diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. Segundo especialistas, o tempero diminui os episódios de compulsão alimentar, evitando que se passe do limite calórico diário.
Pode ser usada em pó, polvilhada na comida pronta ou dissolvida no azeite extravirgem para temperar a salada. Outra opção é bater um pedaço da raiz fresca no suco. Deve ser evitada por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar e mulheres grávidas.
4. Pimenta caiena
Supera a dedo-de-moça e outros temperos como as pimentas vermelhas em capsaicina – substância termogênica que acelera o metabolismo. Rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, elimina toxinas, o que facilita a perda de peso.
Pesquisa de 2003 publicada no British Journal of Nutrition mostrou que participantes submetidos à capsaicina tiveram aumentado o metabolismo e reduzido o apetite. Os participantes consumiram doses de 135 gramas diárias de capsaicina por três meses. O resultado foi: mais gordura corporal quebrada. Contraindicada para quem tem gastrite, úlcera e hemorroida.
5. Mostarda
A mostarda pode trazer mais saciedade e ajuda a controlar a ansiedade e a vontade de comer guloseimas. Além disso, tem muitas fibras que atuam em bem estar e organiza o intestino para acelerar o metabolismo, eliminando toxinas, secando a barriga.
Pode ser usado no hambúrguer e no sanduíche ou misturada em molhos para salada. É contraindicada para pessoas com tendência a desenvolver cálculo renal.
6. Canela
As substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias desse tempero contribui para equilibrar os níveis de insulina, que quando circula em excesso no organismo, aumenta estoques de gordura na região abdominal. Afasta a vontade de comer doce. Pode ser polvilhada na fruta e no iogurte.
Assim como o chá verde e outros suplementos, a canela emagrece e pode ser usada para ajudá-lo na luta contra a gordura. Use a canela sabiamente junto a uma dieta balanceada e um bom programa de exercícios e comece a perder a barriga como sempre quis.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!