Remédios Caseiros

Conheça os melhores remédios caseiros feitos com gengibre

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

O gengibre é uma erva usada em todo o mundo como um tempero. Devido aos vários benefícios para a saúde que ele traz, também é considerado um medicamento – vários estudos têm demonstrado que ele pode ser altamente eficaz para o tratamento de vários problemas de saúde. Por isso, muitos dos melhores remédios caseiros, para todos os fins, levam gengibre na sua receita.

O gengibre é uma boa fonte de vitaminas A, C, E e complexo B, magnésio, fósforo, potássio, silício, sódio, ferro, zinco, cálcio e betacaroteno. O seu caule subterrâneo (rizoma) pode ser usado fresco, em pó, seco, ou como um óleo.

Por todos esses motivos, ele é um dos ingredientes mais usados nos melhores remédios caseiros, e é recomendado pela medicina chinesa há mais de 2 mil anos, para ajudar a curar e prevenir várias doenças. Conheça quais são os melhores remédios caseiros utilizando o gengibre.

melhores-remédios-caseiros

O gengibre é um dos alimentos mais usados em remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Melhores remédios caseiros com gengibre

Problemas de estômago

As propriedades presentes no gengibre podem ser usadas para acalmar uma súbita dor de estômago. Também ajudam a relaxar os músculos gastrointestinais, portanto, impedem a formação dos gases e do inchaço.

Além disso, especialistas em saúde recomendam com frequência o gengibre para tratar doenças do estômago, como a dispepsia ou cólicas. Ele também é frequentemente utilizado no tratamento de diarreia. Para aproveitar os benefícios do gengibre para o estômago, basta comê-lo depois de qualquer refeição. Ele também pode ajudar a aliviar vários sintomas de intoxicação alimentar.

Gripe

O gengibre estimula o sistema imunológico do corpo humano e, por isso, é um dos melhores remédios caseiros no tratamento natural para gripes e resfriados. Além disso, o gengibre é um antiviral e possui propriedades antifúngicas. Ao induzir a transpiração, ele também alivia a febre ligeira.

Para isso, basta consumir o gengibre várias vezes ao dia, em forma de chá ou apenas mastigando um pedacinho da sua raiz. Você também pode ferver uma colher de chá de gengibre em pó ou duas colheres de chá de gengibre fresco ralado em dois copos de água e inalar o vapor para aliviar o congestionamento e outros sintomas associados com resfriados comuns.

Artrite

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a tratar a dor associada com a gota, a artrite reumatoide e a osteoartrite. O extrato de gengibre é eficaz na redução dos sintomas associados com osteoartrite do joelho.

Para tratar a dor, aplique a pasta de gengibre quente com açafrão na área afetada, duas vezes por dia. Além disso, é possível incluir o gengibre cru ou cozido em sua dieta. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de gengibre em seu banho, para ajudar a aliviar dores musculares e nas articulações.

Dor menstrual

Pouca gente sabe, mas um dos melhores remédios caseiros para a cólica menstrual é o gengibre. Isso porque possui propriedades anti-inflamatórias e é um potente analgésico natural. Portanto, pode ser utilizado para reduzir a dor menstrual.

Mulheres que sofrem de cólicas podem usar gengibre em pó ou em cápsulas para obter o alívio da dor. Você também pode beber chá de gengibre para ter o alivio imediato.