O maior desafio das pessoas que praticam exercícios e querem ficar com o corpo em forma é aprender como perder barriga e se livrar das terríveis celulites, que se formam nas partes onde há muita gordura como na barriga, coxas e bumbum. Porém, essa não é uma tarefa muito impossível.
Disciplina, treinos intensos e alimentação regrada são fundamentais para essa conquista. É importante reforçar também que todos esses fatores necessitam de uma orientação profissional. Fuja dos métodos malucos, incorretos ou na “moda” e procure um profissional para planejar junto à você a dieta ideal e os treinos necessários.
Não fique muito tempo sem comer
Passar mais do que 3 ou 4 horas sem comer, pode aumentar o acúmulo de gorduras no corpo e também deixar seu metabolismo mais lento. Corte esse hábito fazendo entre cinco e seis refeições ao longo do dia. Nunca saia sem tomar um bom café da manhã e nunca durma sem ter feito uma refeição leve rica em proteínas e gorduras boas. Além disso, quem fica muito tempo sem comer tem a tendência de chegar na próxima refeição com muita fome, ingerindo grandes quantidades, o que favorece dilatação do estômago.
Aeróbicos
Os exercícios aeróbios são excelentes para agilizar a queima de gordura abdominal e ajudar a eliminar a celulite. O gasto calórico é alto durante esse tipo de treino. A dica é incluir aeróbicos focados na queima de gordurta na sua ficha de malhação.
Capriche nos treinos de musculação (ou com pesos)
Os treinos de musculação são os mais eficientes para quem deseja aumentar os músculos, então, seja frequente neles. Quem deseja um corpo mais tonificado, durinho e definido, tem que puxar ferro! Não tenha preguiça, malhe no mínimo entre três e quatro vezes por semana e sempre aumente suas cargas.
Se você mantém a mesma carga por meses, seus músculos ficarão iguais por meses. Então, se quer mais músculos, coloque mais carga. Mas é importante que o aumento de carga deve ser gradativa para não causar lesões. O aumento de massa muscular irá facilitar a queima de gordura, até mesmo em repouso, pois um corpo mais musculoso tem o metabolismo mais acelerado, facilitando o desenho abdominal.
Aumente o consumo de proteínas magras
Dietas ricas em proteínas magras aceleram o metabolismo, aumentam a queima de gordura, favorecem a saciedade e evitam fermentação.
Consuma carboidratos de baixo índice glicêmico
Por demorarem mais para virar glicose sanguínea, os carboidratos de baixo índice glicêmico são excelentes para repor sua energia, glicogênio e não causar picos de insulina no sangue (evitando assim acúmulo de gordura). Então consuma mais cereais integrais e frutas com casca.
Exclua o açúcar e a farinha branca
Açúcar e farinha branca disparam a produção de insulina, facilitando acúmulo de gordura abdominal e no bumbum. Esses alimentos devem ser eliminados da alimentação. Além de tudo, eles fermentam e estufam em excesso quando são consumidos, um prato cheio para dilatação de estômago e aumento da barriga. Consumo produtos light ou diet e farinha integral, no lugar da refinada.
Aumente o consumo de água
Pouca água favorece o aparecimento de celulite, afinal, as toxinas começam a ser acumuladas no sangue e sob a pele. Então, para ter um bom funcionamento intestinal (intestino preso também aumenta a barriga) e de eliminação de toxinas, beba mais água!
Giovana Guido é a atual campeã paulista na categoria Bikini Fitness, vice campeã brasileira e 11° melhor atleta do mundo nesta modalidade. Ela é parceira do Doutíssma e ensina como aliar uma boa dieta à prática de exercícios físicos. Foto: Benjamin Brignola.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!