Exercícios

Como fazer exercícios na praia

Por Redação Doutíssima 06/03/2014

O litoral é o principal destino no verão. Aproveite esse ambiente descontraído e agradável para fazer exercícios físicos, para aqueles que ainda não começaram é um bom meio de iniciar e para aqueles que já têm uma rotina de exercício um boa oportunidade de se exercitar em um outro ambiente.

Os exercícios na praia precisam de um cuidado grande ao serem executados. Quando fazemos exercícios em uma academia contamos com uma ajuda profissional, que na praia muitas vezes não acontece.O ideal é fazer o exercícios na praia sempre acompanhado caso ocorra alguma lesão.

Professores de educação física afirmam que o ideal é procurar um profissional que possa te ajudar a decidir quais exercícios seriam melhor para você desenvolver na praia, dessa maneira você estará melhor instruído sobre a sua execução.

Para que você comece bem, uma professora de educação física da algumas dicas para você seguir antes mesmo de começar seus exercícios na praia:

Roupas
– Use roupas como shorts e regatas
– Biquíni não é recomendado

Calçado
– Na areia fofa, use tênis
– Na areia batida, use tênis com amortecedor
– No asfalto, tênis com amortecedor

Proteção
– Use protetor solar, boné ou viseira para se proteger do sol e do calor

Hidratação
– Tome água antes, durante e, após os exercícios

Alimentação
– A alimentação deve ser leve e equilibrada.

Horário
– Entre as 10h e as 16h não é recomendado, por causa do sol, risco de desidratação e da quantidade de pessoas

Seguido isso você está pronto para encarar os exercícios. Separamos algumas dicas de exercícios simples para você começar seus exercícios na praia.

 

Exercícios na praia: veja algumas dicas

 

Alongamento:

exercício na praia

O treinamento sempre deve começar com o alongamento e o aquecimento. O aquecimento pode ser uma caminhada leve que vai evoluindo para uma marcha leve. E para o alongamento é importante alongar os membros superiores e inferiores dos dois lados.

Corrida intercalada:

exercícios na praia

Essa opção é bem simples. Você pode começar com uma caminhada, com a mesma velocidade do aquecimento, e intercalar com corridas. Intercalando sempre de 30 em 30 minutos. No caso das pessoas que já estão acostumadas a fazer corridas, podem aproveitar a areia fofa da praia para realizar corridas com mais velocidade.

Pequenos circuitos:

exercícios na praia

Você pode desenvolver pequenos circuitos de exercícios na praia que envolvam agachamento simples, abdominais e flexões de braço e polichinelo. Essas sequências podem ser feitas por um período de 20 á 30 minutos. Um sequencia de 30 minutos chega a gastar 300 calorias.

Praticar esportes:

exercícios de praia

O ambiente da praia é muito propício a isso. Aproveita a areia fofa e pratique esportes como o vôlei de praia, frescobol, futevôlei além de divertido é uma ótima opção para perder caloria. Com esses tipo de exercícios na praia você consegue perder entre 125 e 250 kcal, A vantagem no estimulo que as atividades em grupo geram, se tornando mais fácil a execução.

Pedalar:

exercícios de praia

Para aqueles que já andam de bicicleta na cidade, que tal aproveitar a paisagem e o estimulo que a praia oferece? Andar de bicicleta além de ser uma opção muito agradável de fazer exercício na praia, estimular o sistema cardiorrespiratório consome em media 170 kcal.

 

 

Saiba mais:

11 dicas para manter o cabelo hidratado no verão

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

6 exercícios infalíveis para queimar gordura

Como evitar náuseas durante exercícios físicos

Você arrasando no verão: 7 lindos penteados para a praia

Verdade ou mentira : abdominal não faz perder a barriga

Saiba identificar os sintomas de alergia ao sol