Exercícios

Confira 4 exercícios indicados para aliviar a tensão pré-menstrual

Por Redação Doutíssima 17/09/2014

Quase todas as mulheres, quando chegam em um período do mês, começam a sentir o seu corpo mudar e também o seu humor, além das terríveis cólicas. O período menstrual da mulher pode ser nada fácil e, por isso, elas estão sempre buscando métodos para aliviar a tensão pré-menstrual.

Como aliviar a tensão pré-menstrual

Um chá, um remedinho e muito chocolate na frente da TV são os favoritos, mas o que elas não sabem é que uma das melhores formas para aliviar a tensão pré-menstrual é praticando exercícios físicos. Não acredita? Veja nesse artigo como a pratica da atividade física pode melhorar o seu humor e aliviar as tensões deste período.

aliviar-a-tensão-pré-menstrual

Dança é um exercício aeróbico que pode ajudar a amenizar os sintomas da TPM. Foto: Shutterstock

Benefícios dos exercícios contra a TPM

Seja em casa ou na academia, se você quer aliviar a tensão pré-menstrual, o segredo é se mexer. Mas segundo a professora de educação física da Academia Contours, Juliana Carvalho, você não vai precisar se acabar na academia. “Nesse período, o treino deve ser agradável e dinâmico”, explica a professora.

Além disso, Juliana recomenda que o seu treino deve ser curto e, por isso, um circuito de 30 minutos é o ideal. “O circuito traz resultados rápidos e eficazes, porque aumenta a circulação linfática, elimina o excesso de líquidos, controla o peso, melhora a postura, alivia as dores, promove uma sensação de bem-estar e tranquilidade, além de ser rápido e seguro” indica a professora de educação física.

Para montar o seu circuito, você pode incluir tanto os exercícios de força como a musculação, mas lembre-se sempre que devem ser feitos com baixa intensidade. Juliana revela que nesta fase, devido a fatores fisiológicos, a mulher reduz a sua capacidade de concentração e aumenta a sensação de fadiga muscular.

“Para o alívio das cólicas, comuns nesta fase, os exercícios para região pélvica como abdominais, exercícios de contração do períneo e exercícios para região interna de coxas são indicados porque estimulam e facilitam o fluxo menstrual”, explica a profissional de educação física.

4 exercícios para aliviar a tensão pré-menstrual

1. Ciclismo

Que o ciclismo traz muitos benefícios para o corpo todo mundo sabe, mas esta modalidade pode ser especialmente eficaz para aliviar a famosa TPM por também beneficiar a mente.

Que tal tirar alguns minutos do seu dia e dar uma volta de bicicleta? Isso pode aliviar a sensação de estresse e aumentar os seus níveis de endorfina, o que pode contribuir para que você não ataque o primeiro chocolate que aparecer.

2. Jump

O jump é um dos exercícios aeróbicos que trabalha o corpo inteiro, que pode contribuir positivamente para diminuir a sensação de inchaço. Isso é possível porque a atividade exige bastante do corpo e pode favorecer a circulação sanguínea, assim como ativar o sistema linfático.

3. Pular corda

Outra forma de aliviar a tensão pré-menstrual é pulando corda. Se você não quer sair de casa, alguns minutinhos relembrando a infância podem lhe ajudar a se sentir melhor e aliviar dores causadas pela proximidade da menstruação.

4. Dança

Outro exercício aeróbico que pode lhe ajudar é a dança. Se você quiser, pode fazer uma aula de dança na academia, ou coloque a sua música favorita no volume máximo e dance pela casa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!