Você sabe como controlar o colesterol? O colesterol é nosso amigo e inimigo. Isso quer dizer que, em níveis normais, é uma substância essencial para o funcionamento normal do corpo, mas se os seus níveis no sangue ficam muito altos, torna-se um perigo silencioso, que nos coloca em risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Com alguns cuidados, é possível manter o colesterol em níveis saudáveis.
Segundo Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem no mundo devido às doenças do coração. No Brasil, cerca 300 mil sofrem infarto anualmente.
O que é o colesterol?
Antes de descobrir como controlar o colesterol, é preciso saber o que ele é e como atua em nosso organismo. O colesterol é encontrado em todas as células do corpo e tem funções naturais importantes. Ele é fabricado pelo corpo, mas também adquirido a partir de alimentos. O colesterol é à base de óleo e, por isso, não se mistura com o sangue, que é à base de água.
Ele é transportado pela corrente sanguínea pelas lipoproteínas. Uma delas é a lipoproteína de baixa densidade (LDL – o colesterol transportado por ela é conhecido como “mau” colesterol) e a lipoproteína de alta densidade (HDL – colesterol transportado por ela é conhecido como colesterol “bom”).
O LDL colesterol se deposita nas artérias e provoca o entupimento. Já o HDL retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
Como controlar o colesterol “ruim”
A combinação de vários fatores são fundamentais para quem batalha contra o LDL. Veja a seguir duas dicas importantes de como controlar o colesterol ruim:
Manter uma atividade física regular
Um dos fatores que contribuem para o colesterol alto e as doenças cardiovasculares é a inatividade física. “A falta de atividade física é um problema cultural mundial”, afirma Mauro Guiselini, consultor científico das atividades físicas do projeto “Uma cidade, um desafio”.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 33,5% da população adulta pratica o nível recomendado de atividades físicas em seu tempo livre. Segundo Dr. Mauro, recomenda-se que seja feita pelo menos três vezes por semana, sendo cinco o ideal.
Cuidar da alimentação
Para quem quer aprender como controlar o colesterol, o uso de fitoesterol pode fazer parte da rotina. Estudos mostram que o seu consumo diário auxilia na redução das concentrações de LDL em até 10%.
O fitoesterol é comumente encontrado em sementes oleaginosas, laranja, tomate, cenoura, maçã e pão integral, entre outros, e permite que, durante o processo de absorção dos alimentos no intestino delgado, a absorção do “colesterol ruim” seja reduzida. Dessa forma, o colesterol não absorvido é eliminado pelas fezes.
Porém, o professor e diretor da unidade de Lípides do Instituto do Coração (Incor), Raul Dias dos Santos Filho, explica que o consumo de fitoesterol na quantidade necessária para a obtenção desse benefício é bastante difícil.
O cardiologista destaca que um estudo na cidade de São Paulo mostrou que o consumo médio dos paulistanos é de 100 a 200 mg/dia. “É impraticável consumir quase 40 laranjas por dia para obter 1 grama de fitoesterol, por exemplo”, explica. “A suplementação pode ser um procedimento a mais e é recomendada por diretrizes internacionais”, completa.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!