Dar aquela conferida no espelho e se deparar com cabelos quebradiços é um golpe na autoestima de qualquer mulher. É desagradável, claro, mas se trata de algo comum. Até quem tem fios saudáveis pode passar pela situação de tempos em tempos.
O que acontece é que os danos causados aos cabelos fazem com que os fios percam nutrientes, elasticidade e hidratação e fiquem frágeis. E fios enfraquecidos podem quebrar, impactando negativamente no visual das madeixas. Mas tenha calma: você verá nesse artigo que tudo tem solução.
Descubra se você tem cabelos quebradiços
Quando você lava os cabelos, as pontas secam muito mais rápido do que o comprimento dos fios? Isto é um sinal de cabelos quebradiços e ressecados. Se você notou um aumento de frizz e a textura dos fios está mais áspera, também é indicação de fios que podem quebrar com facilidade.
Fique alerta: se, junto a isso tudo, você continua usando chapinha, secador, babyliss sem tratar e sem proteger os cabelos quebradiços, seus fios têm tudo para sofrer danos muito profundos e romper as fibras.
A falta de cuidados específicos e diários com o seu tipo de cabelo pode fazer com que eles percam vitalidade. O uso de químicas, como tinturas, alisamento, relaxamento ou escova progressiva, quando não acompanhadas por sessões de tratamento intensivo, pode gerar cabelos quebradiços.
Se você não usa secador nem similares e não usa químicas com frequência e, ainda assim, tem cabelos quebradiços, a causa pode ser um hábito muito comum: prender as madeixas. Alguns tipos de presilhas e laços podem fazer com que os fios se arrebentem, mas o modo como você os prende também pode ser prejudicial. Então, seja delicada!
Dicas para tratar cabelos quebradiços
Se os seus fios não estão saudáveis e apresentam sinais de fraqueza e quebra, é bom saber o que fazer para recuperar a vitalidade e a beleza dos fios. Veja como tratar os cabelos quebradiços:
1. Hidratação! Os cabelos quebradiços precisam repor a água perdida no ressecamento dos fios. Dependendo do estado dos fios, ela deve ser feita semanalmente em casa ou no salão.
2. Nutrição é a segunda etapa. Repor os nutrientes garante elasticidade, saúde e força aos fios.
3. Em casos de danos extremos, uma reposição de proteínas deve ser feita nos cabelos. Esse tipo de tratamento repõe a queratina, proteína fundamental para a saúde dos fios.
4. Quando os fios já estão recuperados, fazer uma selagem vai permitir que os cabelos que tendem a se tornar quebradiços fiquem mais fortalecidos e percam menos nutrientes ao longo do tempo. A selagem fecha as cutículas dos fios, selando água, vitaminas e queratina dentro de cada fio.
5. Seja amiga da tesoura. As pontas, partes mais suscetíveis à quebra, devem ser cortadas a cada dois meses. Retirar a parte mais danificada dos fios permite que eles fiquem com um movimento mais bonito e que os danos não se espalhem pelo comprimento do fio.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!