Clínica Geral > Receitas

Como fazer soro caseiro: receita fácil repõe água e minerais

Por Redação Doutíssima 27/08/2014

Todos, alguma vez na vida, certamente já tiveram diarreia ou vômito. E é muito comum que, diante de algo tão singelo e frequente na maior parte das pessoas, resolvamos não procurar um médico para expor o problema e buscar uma orientação.

Nesses casos, é preciso ter diversos cuidados para evitar a desidratação, e dentre eles está saber como fazer soro caseiro. É uma grande vantagem para atacar esse problema, já que ele é um dos truques mais antigos para tratar essa condição e, além de tudo, super eficaz.

como-fazer-soro-caseiro

Saber como fazer soro caseiro pode ajudar a curar problemas de forma rápida. Foto: Shutterstock

Causa dos vômitos e da diarreia

A diarreia e o vômito têm causas que podem variar bastante: podem ser consequência de um vírus ou uma menstruação anormal, podem decorrer de uma irritação no intestino ou até mesmo do estresse a que alguém esteja submetido – além de uma série mais de outros fatores. Em determinados casos, inclusive, é possível que a diarreia e os vômitos durem até três dias.

No entanto, se as causas são as mais variadas, o mesmo não se pode dizer das consequências. Quando a pessoa apresenta uma destas condições, ela tem grandes chances de sofrer desidratação em virtude da perda dos líquidos e dos nutrientes que o organismo acaba sofrendo.

E para evitar esse grande problema, dentre as recomendações dos especialistas está a ingestão de soro oral. É possível comprá-lo pronto em quase todas as farmácias e também à disposição em alguns postos de saúde, mas também existe a opção de fazê-lo em casa na hipótese de você não querer sair para comprá-lo ou buscá-lo. Por isso, saber como fazer soro caseiro pode ser bastante interessante.

Aprenda como fazer soro caseiro

Ingredientes

1 litro de água fervida ou filtrada

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de café de bicarbonato

1 colher de café de sal

Suco de limão

Não há grandes mistérios em como fazer soro caseiro. Primeiro você deve ferver bem a água – pode ser por mais ou menos uns 20 minutos. Depois, em um recipiente, você deverá combinar todos os ingredientes que listamos acima – ou seja, o açúcar, o bicarbonato, o sal e o suco de limão. Então, é necessário mexer bem essa mistura toda, para que esses ingredientes se dissolvam por completo. Está pronto. Viu como fazer soro caseiro não é um bicho de sete cabeças?

Como fazer o soro caseiro e utilizá-lo

Quando você apresenta diarreias ou vômitos, o ideal é não comer nada sólido durante o primeiro dia, já que o corpo está debilitado e não tolera adequadamente os alimentos. Por isso, você deverá tomar o soro caseiro ao longo do dia – o que coincide com seu “prazo de validade”, que é de apenas 24 horas. No dia seguinte já é possível tomar outros sucos e todas as espécies de líquidos além do soro.

E a partir do terceiro dia será possível começar uma dieta leve, comendo alimentos que não sejam pesados demais para o intestino. Algumas dicas são a ingestão de maçãs, arroz branco, frango, chá de limão, sopa com massinha – mas sem caldo concentrado –, bananas e, entre a alimentação com esses ingredientes, a ingestão do soro caseiro oral.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!