Se você está enjoada dos chás tradicionais, incluir o chá de limão no cardápio pode ser uma boa alternativa para garantir excelentes benefícios à saúde. Prático, rápido e fácil de fazer, esse chá é um poderoso aliado de quem quer combater as gripes no inverno.
Os principais benefícios do chá de limão provêm da fruta. Trata-se de uma cítrica rica em vitaminas, potássio e cálcio.
Devido ao conteúdo vitamínico, segundo informações da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, ele ajuda a manter o bem-estar nutricional dos indivíduos, além de ajudar a eliminar bactérias e toxinas do organismo. Também auxilia na prevenção de doenças, fortalecendo o sistema imunológico.
Além disso, o limão possui fibras solúveis que facilitam a digestão e ajudam a regular a absorção dos açúcares. Para completar a lista de vantagens, o cítrico ainda fornece energia para o corpo, pois possui antioxidantes que removem toxinas. Dessa forma, é possível perceber um aumento da vitalidade física e mental.
Aprenda a preparar um delicioso chá de limão
Uma boa dica é consumir o chá de limão antes do café da manhã, para fortalecer o sistema imunológico e, ainda, ingerir água – que é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Afinal, vale lembrar: o corpo humano possui cerca de 75% de água em sua composição.
A receita do chá de limão é simples. Basta ferver a água e misturar o limão a gosto. Para adoçar a bebida, uma boa dica investir no mel, que não oferece muitas calorias. Além disso, esse ingrediente contribui com mais benefícios à saúde: ele possui ação antimicrobiana, capaz de destruir micro-organismos e prevenir doenças.
É interessante, também, variar nas receitas e potencializar seus privilégios à saúde. Para isso, adicione especiarias como cravo e gengibre ao chá. O gengibre é uma raiz com inúmeros benefícios terapêuticos. Suas substâncias melhoram o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
Já o cravo possui uma alta quantidade de proteínas e fibras alimentares em sua composição, além de ser rico em vitaminas. Ele pode ajudar na digestão e prevenir febres e dores de garganta.
Visto que as propriedades ativas presentes no chá de limão podem auxiliar no emagrecimento, pelo fato da fruta ser pobre em calorias e repleta de fibras que diminuem o apetite, o ideal é não adicionar açúcar refinado na receita. Afinal, esse ingrediente não acrescenta nenhum benefício e fornece calorias extras.
Chá de limão como tratamento
As antigas civilizações, antes do termo “medicina alternativa” existir em nosso vocabulário, usufruíam dos benefícios das ervas e frutas para curar enfermidades e males do corpo. Há certos indícios de que os romanos já utilizavam o fruto como medicamento, mesmo antes dele chegar à Europa.
Aqui no Brasil, o limão chegou através das navegações dos portugueses e espanhóis, em meados do século XVI. A fruta tornou-se extremamente popular quando o país foi atingido pela Gripe Espanhola, por ser uma alternativa de tratamento. Justamente por representar um recurso natural contra a gripe, era vendida a preços altos.
A boa notícia é que, atualmente, é fácil usufruir de maneira prática e rápida dos benefícios do fruto. Então, que tal ir até a cozinha agora e preparar um delicioso chá?
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!