Nutrição > Receitas

De dar água na boca: aprenda a preparar coxinha de batata-doce

Por Redação Fortíssima 10/04/2016

As receitas fitness já são febre entre os adeptos da musculação. Novas versões de petiscos tradicionais, reinventadas com ingredientes altamente proteicos e nutritivos, são aliadas de quem busca manter uma alimentação saudável e bons resultados na malhação. É o caso da coxinha de batata-doce, que além de deliciosa contribui para salientar os músculos.

Benefícios do frango com batata-doce

Frango com batata-doce já é uma combinação adorada pelos praticantes de musculação que têm por objetivo a hipertrofia muscular. Mas por que esse combo é tão valorizado pelos marombeiros? A resposta está nos nutrientes presentes em ambos os alimentos.

O frango é aliado de quem quer acabar com as gorduras e definir os músculos, pois é um dos alimentos mais completos em proteínas e contém baixa quantidade de gorduras, colesterol e sódio. A carne possui nove aminoácidos essenciais, substâncias que auxiliam na síntese das proteínas oriundas de outros alimentos.

É válido mencionar também outros três componentes do frango que apresentam benefícios à saúde. O primeiro deles é a niacina ou vitamina B3, que é hidrossolúvel e auxilia na redução do colesterol ruim. O fósforo também está presente, fornecendo energia para a prática de atividades físicas. Já o zinco entra com a função de auxiliar na síntese de proteínas.

Perfeita para uma refeição pré-treino, a batata-doce é outra excelente aliada da dieta fitness. Principalmente por se tratar de um carboidrato complexo e repleto de fibras insolúveis, ela contribui para o armazenamento de glicogênio muscular e para a redução do pico de insulina, o que garante que você sinta mais energia e disposição.

Outro ponto positivo é a presença de fibras, que auxiliam na formação do bolo fecal, garantindo que o intestino funcione bem e promovem a sensação de saciedade prolongada. Para arrematar, o alimento ainda apresenta vitaminas A e C, que agem como desintoxicantes no organismo, evitando o acúmulo de toxinas.

Minerais importantes para a dieta de qualquer pessoa, como cálcio, fósforo e zinco, também podem ser obtidos por meio do consumo de batata-doce. Vale lembrar que o cálcio não apenas importante para os ossos, mas também para contração muscular, favorecendo os resultados da academia.

coxinha de batata-doce

Coxinha de batata-doce é altamente proteica. Foto: iStock, Getty Images

Receita de coxinha de batata-doce

Agora que você já conhece todos os benefícios do frango e da batata-doce, confira uma deliciosa receita de coxinha que une ambos os ingredientes. Vale consumir antes do seu treino de musculação.

Ingredientes

2 batatas-doces médias

1 ovo

Peito de frango para o recheio

1 colher de sopa de farinha de aveia

Farinha de linhaça dourada para empanar

Modo de preparo

Massa

Retire as cascas das batatas e coloque para assar ou cozinhar, com sal a gosto (evite excessos). Quando estiverem cozidas, amasse bem, até formar um purê, e acrescente a colher de sopa de farinha de aveia. Para dar liga à massa, adicione três colheres de frango triturado e uma gema de ovo. Reserve a mistura por dez minutos na geladeira.

Recheio

Cozinhe o peito de frango, temperando de acordo com o seu gosto. Depois, é só desfiar ecolocar dentro da massa das coxinhas. Após moldar o formato de gota, coloque a massa em um recipiente com farinha de aveia e linhaça dourada, para empanar e garantir que a delícia fique bem dourada e crocante. Asse no forno por 40 minutos e delicie-se.

E aí, gostou da receita de coxinha de batata-doce? Deixe o seu comentário! Quer saber a opinião de outros leitores? Aproveite o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!