Remédios Caseiros

Aprenda a fazer em casa remédios com limão

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

Você já deve ter ouvido falar naquele famoso ditado que diz: “quando a vida lhe der limões, faça uma limonada”. Além da limonada, você pode aproveitar as frutas para outros fins. Isso porque há dezenas de remédios com limão, que você pode preparar na sua própria casa.

Benefícios dos remédios com limão

Os benefícios para a saúde do limão são devidos à sua alta concentração de vitaminas B e C, antioxidantes, proteínas, flavonoides, fósforo, potássio e óleos voláteis. O suco do limão é usado desde o antigo Egito para desfazer os efeitos de uma intoxicação alimentar.

Já na Índia, a casca de limão é usada para tratar doenças do fígado. Por isso, em sua próxima visita ao supermercado, não esqueça de comprar este item versátil para usá-lo de diversas maneiras. Veja alguns remédios com limão que podem garantir a sua saúde.

remédios-com-limão

O limão é uma fruta que traz inúmeros benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Conheça os melhores remédios com limão

Os principais remédios com limão são feitos a partir do seu suco. Ele possui propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam o sistema imunológico. O suco luta contra doenças e infecções com os seus elevados níveis de bioflavonoides, pectina, limoneno, ácido cítrico, magnésio, cálcio e vitaminas. E ainda estimula a digestão, promovendo a perda de peso.

O gargarejo da mistura de suco de limão e água pode aliviar feridas na garganta ou afta. Quando é adicionado sal, a mistura pode ser usada para tratar amigdalite. Se você quer remédios com limão para reduzir a febre, combater a gripe ou aliviar náuseas, adicione o suco de limão ao seu chá quente.

Outra maneira de usar o limão é beber o seu suco para combater a fadiga e repor os eletrólitos após um exercício vigoroso. Para acabar com um sangramento do nariz, você podem usar o suco de limão em um algodão e aplicar na narina.

Você ainda pode beber o suco de limão para combater várias outras doenças, como a hipertensão e o colesterol LDL; prevenir diabetes, aliviar a constipação, fortalecer gengivas e dentes, curar pedras nos rins, doenças cardíacas e derrames.

Comece o dia com suco de limão

Nada melhor do que começar o dia cuidado da sua saúde. Por isso, você precisa começar a usar um método que é bastante eficaz para prevenir várias doenças. Alguns especialistas acreditam que beber um copo com suco de limão misturado com água morna pela manhã, em jejum, pode melhorar a sua saúde, aliviar edemas, auxiliar a digestão, combater ataques de fome e promover a perda de peso.

Além disso, pode aliviar a congestão no peito e tosse, reduzir alergias, limpar o paladar e refrescar o hálito. O suco de limão cria um ambiente de formação de alcalino para equilibrar o pH do corpo, bem como restaurar o equilíbrio, fornecendo vitamina C e altos níveis de potássio. Por isso, pode aliviar a artrite, fibromialgia e reumatismo.

Usos tópicos dos remédios com limão

Além de ajudar o corpo de dentro para fora, os remédios com limão podem ser usados topicamente, para vários problemas de pele. O suco de limão limpa a pele, reduz a acne, suaviza rugas, remove manchas de idade e cicatrizes e limpa o excesso de oleosidade. As propriedades da vitamina C, ácido cítrico ajudam a combater as bactérias tanto internamente quanto na pele.

Além disso, você pode fazer um remédio durante a noite, com uma fatia de limão, para remover calos e calosidades, ou combinar óleo de limão e água para fazer repelente natural contra insetos. Já para eliminar varizes, você pode usar o óleo de limão misturado com amêndoas, abacate ou óleo de jojoba.