O treino para definição é um dos mais procurados por quem espera ver bons resultados em pouco tempo. De acordo com Gilmar Ravazzoli, professor e personal trainer da academia Fit Premium, de Curitiba(PR), é o treino ideal para quem já desenvolveu a massa magra e precisa perder gordura.

Engana-se quem pensa que para ficar com a musculatura em evidência é preciso apenas trabalhar a massa magra, que são os músculos. Se não houver diminuição da massa gorda (gordura), mesmo uma musculatura forte e trabalhada pode não ficar aparente, escondida pelas camadas de gordura subcutânea.

treino para definição
Treino para definição é o mais indicado quando é preciso priorizar perda de gordura. Foto: iStock, Getty Images

O que é o treino para definição

O treino para definição é o mais recomendado em casos em que é preciso priorizar a perda de gordura e apenas manter os músculos já desenvolvidos. Ravazzoli alerta que é preciso ter “muita dedicação e disciplina” para que os resultados apareçam e sejam mantidos ao longo do tempo.

O treino não foca na perda de peso, e sim na perda do percentual de gordura do corpo, substituindo a massa gorda por massa magra. Por isso, “nada de correr ou pedalar excessivamente”, recomenda o personal trainer.

Em treinos de perda de peso é comum a alta inclusão de exercício aeróbicos, que promovem a queima de gordura, mas também a de massa muscular. Já em treinos de ganho de massa muscular, o foco é total em levantamento de pesos e exercícios de força, sem levar muito em conta o percentual de gordura.

O treino para definição é o exato meio termo entre os treinos de perda de peso e de ganho de massa muscular. Neste caso, o professor Ravazzoli ensina que deve-se cuidar muito do controle do aeróbico, que ajuda a eliminar a gordura, e do treino resistido (musculação), para não aumentar ainda mais a massa muscular. “É também uma fase na qual a dieta é super importante para alcançar o resultado desejado”, complementa.

Esse tipo de atividade é recomendada para qualquer pessoa que não apresenta problemas graves de saúde e deseja obter definição do corpo através dos exercícios que trabalham a massa muscular. O personal trainer afirma que interessados de qualquer idade e ambos os sexos estão aptos para incluir o treino para definição na rotina.

 

Pontos positivos e negativos

Conforme indicação de Ravazzoli, o treino para definição tem a vantagem de que, quando bem feito, o resultado conquistado pode ser facilmente percebido. Ou seja: dedicação é a chave para o sucesso.

O ponto negativo está diretamente ligado a isso. Quando a dedicação não estiver presente, não será possível manter a forma física atingida com o treino. Aliás, a dedicação e a disciplina precisam aparecer também nos hábitos alimentares dos que buscam um corpo sarado.

Alimentação no treino para definição

Aliada de uma rotina de exercícios, a alimentação também é fundamental para atingir bons resultados com o treino para definição. Gilma Ravazzoli ensina que é preciso evitar o sal, massas, doces, controlar os carboidratos e investir em proteínas e legumes.

Para seguir uma dieta adequada ao seu treino, consulte um nutricionista. Somente um especialista desta área poderá recomendar como incluir os alimentos certos na sua rotina, de forma prática e adequada ao seu gosto pessoal.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA