Se você está sentindo seu cabelo ralo e mais fino do que normalmente, saiba que isso acontece com muitas mulheres. Principalmente se elas fazem muitos procedimentos químicos nos fios, sofrem com queda capilar ou estão atravessando a menopausa. Entretanto, com algumas dicas simples, é possível tratar o problema.
Principais causas do cabelo ralo
É normal perder uma certa quantidade de cabelo, porque cada folículo piloso produz cerca de 20 novos cabelos durante seu tempo de vida. Quando um fio de cabelo atinge seu crescimento máximo, ele cai e dá lugar a outro.
Por outro lado, à medida em que envelhecemos, nosso cabelo também pode perder o volume. Não se deve confundir essa situação com perda de cabelo, já que na realidade o que ocorre é que o diâmetro dos cabelos é que fica menor. Existem, ainda, outras causas para o cabelo ralo. Veja algumas delas:
1. Anemia
É uma causa normalmente esquecida. Se estiver perdendo cabelo, faça um exame de sangue para verificar seus níveis de ferro.
2. Tireoide
Pessoas que submetem-se a dietas com frequência podem ter alteração na função da tireoide. E problemas na tireoide são capazes de impactar em seu cabelo, aumentando a queda dos fios.
3. Falta de proteínas
As proteínas são essenciais para formação de queratina, principal componente do cabelo. Por isso, inclua carne, ovos, queijo, nozes e peixe em sua alimentação.
4. Falta de vitaminas
As vitaminas do complexo B, especialmente a B5, são importantes para o crescimento, a elasticidade e a força dos fios. Ricas fontes dessa vitamina incluem ovos, nozes, feijão e pão integral.
5. Gestação
Muitas mulheres experimentam perda de cabelo depois de terem um bebê, em razão dos altos níveis de estrogênio presentes durante a gestação.
6. Genética
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o cabelo ralo pode ser algo genético. Nas mulheres, manifesta-se como um afinamento do cabelo sobre a maior parte do couro cabeludo.
7. Estresse
É capaz de ocasionar repentina queda de cabelo, especialmente em pessoas que têm uma suscetibilidade genética.
Cabelo ralo: o que fazer
Sabendo as causas do seu cabelo ralo, é possível buscar a ajuda médica necessária para resolver o problema. Caso não as identifique, tente nutrir os fios e o couro cabeludo para conseguir um cabelo mais cheio e volumoso. Confira algumas dicas para isso:
1. Escova
Verifique se sua escova de cabelo tem áreas ásperas. É possível que elas danifiquem as cutículas.
2. Cremes
Se você tem cabelo com tendência a ondular, use um creme antes de ir para a cama. Ao acordar estará com o cabelo ondulado, que dá uma aparência de maior volume.
3. Tintas
Quando pintar o cabelo, mantenha tons naturais e evite cores escuras – essas enfatizam o pouco cabelo em seu couro cabeludo.
4. Corte curto
Se você tem cabelo curto, dê destaque para as pontas. Para isso, deixe as raízes mais escuras. Seu cabelo parecerá mais cheio. Entretanto, evite fazer muitas camadas em seu cabelo, já que isso acentua a aparência de cabelo ralo.
5. Mechas e luzes
É verdade que mechas e luzes dão a aparência de um cabelo mais grosso, mas elas têm a tendência de deixar os fios mais delicados. Portanto, tente não fazer esse tipo de procedimento com frequência.
6. Hidratação
Faça máscaras caseiras. Para um tratamento de cabelo com proteína, o melhor ingrediente é o ovo. Por outro lado, o azeite de oliva é capaz de nutrir o couro cabeludo e aumentar a circulação sanguínea, bem como evitar a queda do cabelo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!