Beleza > Cabelos

Colorimetria capilar: entenda como funciona a técnica

Por Redação Fortíssima 29/05/2016

As técnicas para manter os cabelos bonitos estão cada vez mais aprimoradas. A colorimetria, por exemplo, permite determinar e especificar as melhores cores para os seus fios de acordo com matiz, saturação e intensidade.

Segundo Luciana Santos, professora do curso de colorimetria do Senac Novo Hamburgo, os princípios desta técnica ajudam os profissionais da beleza a tomarem melhores decisões em relação às cores de tintura. Afinal, fica mais fácil prever resultados e saber como corrigir, caso seja necessário.

Entenda como funciona a colorimetria

De acordo com Luciana, para se ter fios tingidos e bonitos é necessário entender um pouco de como as cores se comportam. Mas só isso não basta. O processo envolve também uma análise minuciosa de cada cabelo em particular, pois cada um deles possui uma estrutura diferente.

“O  bom cabeleireiro sabe da importância de analisar bem um cabelo antes de iniciar qualquer processo químico, pois o resultado final depende de vários fatores, desde químicas anteriores até a saúde dos fios”, sinaliza a professora.

Ela salienta que o colorista deve, inicialmente, analisar a cor que já está no cabelo da cliente, seja ela natural ou artificial. A partir daí, a técnica de colorimetria entra com o propósito de analisar o que precisa ser melhorado no tom do cabelo e qual a cor que mais valoriza os traços pessoais.

Colorir o cabelo parece simples, mas essa arte exige muito mais do que misturar tinturas e aplicar nos cabelos. A colorimetria rege as regras da boa coloração: é uma ciência que vai fundo no estudo das cores, analisa sua composição e suas combinações, levando em conta a forma como são vistas”, acrescenta Luciana.

Colorimetria

Colorimetria ajuda a prever resultados indesejados em relação à cor. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao tingir os fios

Para manter os fios coloridos sempre belos, os cuidados necessários vão além da colorimetria. Se o seu objetivo é fazer jus à técnica, a professora fornece algumas orientações que ajudam a garantir a beleza dos fios antes e após a coloração.

Proteção pré-tintura

Inicialmente, é preciso cuidar dos fios e prepará-los para receber a tintura. Por isso, é indicado fazer uma hidratação pelo menos uma semana antes de pintar o cabelo. “Se for descolorir, fazer hidratações nas últimas duas semanas que antecedem o procedimento ajuda a deixar as madeixas mais resistentes”, comenta Luciana.

Coloração

“Assim como é importante escolher um bom profissional para ajudar nesse processo de mudança, também é fundamental escolher produtos de qualidade, que contenham os melhores pigmentos e tragam em sua fórmula ativos que tratem os cabelos”, enfatiza a especialista. Converse sobre isso com o seu cabeleireiro.

Tratamento

De acordo com Luciana, depois da coloração é importante ter alguns cuidados para a manutenção das madeixas. “O ideal é usar produtos específicos para cabelos tingidos, pois eles evitam a oxidação dos pigmentos e, consequentemente, o desbotamento precoce da tintura”, conclui. Se possível, faça também hidratações recorrentes.

Gostou das dicas de colorimetria? Opine sobre o artigo nos comentários.