Assim como sorriso branco e brilhante impulsiona nossa confiança, os dentes amarelos são capazes de fazê-la desabar. Os dentes tendem a escurecer com a idade, mas a dieta e alguns hábitos também podem ser responsáveis pelas manchas. Se você quer ter dentes brancos, é necessário evitar alguns alimentos e adotar alguns cuidados básicos.
Dentes amarelos: causas do problema
A maioria das causas da descoloração dos dentes dividem-se em duas categorias: manchas extrínsecas e intrínsecas.
As manchas extrínsecas são aquelas sobre a superfície do esmalte, a camada dura e externa de seus dentes. Normalmente, desenvolvem-se por causa de sua dieta, mas fumo e hábito de mascar tabaco também são responsáveis por elas. Além disso, a falta de higiene dental permite que a placa acumule-se nos dentes, deixando-os com aspecto mais escuro.
As manchas intrínsecas ocorrem dentro do dente, e aí vários fatores podem alterar a cor do esmalte . Eles incluem desde medicamentos – segundo a Associação Brasileira de Odontologia Goiás (ABO – GO), o uso de antibióticos pode manchar os dentes – e quimioterapia dirigida à cabeça e ao pescoço, e vão até a ingestão excessiva de flúor.
Além do aparecimento dessas manchas, outros dois fatores podem contribuir para dentes amarelos: o envelhecimento e a genética – nesse último caso, da mesma forma que a cor de sua pele ou olhos, é possível que você nasça com dentes que pareçam mais amarelos do que os de outras pessoas.
Alimentos e bebidas que causam dentes amarelos
Os principais responsáveis pelos dentes amarelos, porém, são alguns alimentos e bebidas. Isso porque alguns não apenas mancham, mas também são ácidos e desgastam o esmalte, proporcionando assim mais facilidade para manchas.
A primeira coisa a fazer para evitar os dentes amarelos, é tomar um grande gole de água depois de ter terminado a sua refeição, para limpar quaisquer ácidos ou compostos de coloração. A segunda é, ativamente, tentar obter mais saliva na boca depois de comer, e deixá-la mover-se sobre os dentes. Veja alguns dos alimentos para evitar:
1. Chá preto
O chá preto, por conter grande quantidade de taninos, é considerado uma das bebidas mais problemáticas para os dentes amarelos. O mesmo vale para o café.
2. Refrigerantes
Os ácidos fosfórico e cítrico e as grandes quantidades de açúcar em refrigerantes desgastam o esmalte dos dentes.
3. Doces
Balas e doces coloridos que você mastiga são um grande problema para a coloração dos dentes. Não apenas por causa de seu alto teor de açúcar, mas também em razão do período que permanecem em sua boca.
4. Vinho
O vinho tinto é bem conhecido devido aos seus polifenóis profundamente coloridos e taninos. Ocorre que o vinho branco também é um problema porque seus taninos e natureza ácida preparam o esmalte dos dentes para a coloração de qualquer outro alimento ou bebida que esteja nesta lista, se os estiver consumindo ao mesmo tempo.
5. Curry e outros molhos
Molhos como curry, pimentão e tomate deixam o esmalte dental poroso. Curiosamente, saladas verdes ou legumes no vapor, como brócolis ou couve-flor, criam uma camada protetora sobre o esmalte para diminuir a chance de coloração. Então, vale a pena consumi-los quando usar curry ou outros molhos.
6. Frutas e legumes
Embora sejam muito saudáveis, algumas frutas e legumes, como romã, mirtilo e beterraba, são carregados com compostos fortemente coloridos, tais como polifenóis. Essas substâncias são muito benéficas, mas não para os dentes.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!