Remédios Caseiros

Conheça soluções caseiras para equilibrar sono

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

Equilibrar o sono pode ser uma grande dificuldade para muita gente. Seja pela necessidade de passar uma noite em claro estudando para uma prova ou pela insônia provocada pelo estresse, dormir pouco prejudica bastante o nosso dia seguinte, provocando uma sensação de esgotamento e cansaço.

Às vezes temos tanta coisa para fazer que podemos pensar que uma noite bem dormida é perda de tempo. Mas a verdade é que equilibrar o sono é importantíssimo. Portanto, se você tem problemas nessa área, que tal procurar soluções caseiras que prometem fazer você dormir como um anjo?

equilibrar-sono

Uma noite mal dormida pode prejudicar o seu rendimento no dia seguinte. Foto: iStock, Getty Images

Dificuldade para equilibrar o sono pode causar danos ao organismo

A falta de qualidade no sono pode trazer inúmeros prejuízos ao nosso organismo. Entre eles, as doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes e até obesidade. Isso porque, quando não dormimos o suficiente, a produção de substâncias pró-inflamatórias pode aumentar, causando uma inflamação sistêmica e desequilíbrios em todo o organismo.

Geralmente, atribui-se as dificuldades para equilibrar o sono a condições como o alcoolismo, ansiedade e estresse. Quadros clínicos de depressão e outros transtornos psicológicos também podem motivar a dificuldade em manter noites de sono regulares.

Como equilibrar o sono

Primeiro, equilibre a sua alimentação. Evite excessos, mas também não esqueça de se alimentar em intervalos regulares. Faça uma pequena refeição a cada quatro horas, pois isso favorece a liberação de endorfina, proporcionando uma sensação de bem estar que favorece o sono.

Alimentos naturalmente ricos em triptofano, como a banana, carne de peru, manteiga, figo, arroz, atum e oleaginosas como nozes e castanhas, podem ajudar. Essa substância é um aminoácido essencial, indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo cerebral.

É por isso que um dos remédios caseiros mais conhecidos para equilibrar o sono é tomar, antes de dormir, uma xícara de leite morno – ele também contém triptofano. O truque é tomar, também, uma colher de chá de mel, pois os carboidratos facilitam a entrada do triptofano no cérebro.

Também são considerados alimentos importantes para equilibrar o sono aqueles que contêm magnésio, como, amêndoas, amendoim, trigo, aveia, cereais integrais e folhas verdes escuras. Além disso, é indicado o consumo de fontes de vitaminas do complexo B, como cereais integrais, germe de trigo, cevada, abacate, grão de bico, leite e atum.

Maracujá acalma e ajuda a equilibrar o sono

Para quem busca uma forma caseira de equilibrar o sono, o suco de maracujá é uma das melhores opções. Para prepará-lo, você vai precisar de um maracujá, água e mel. O preparo é simples: retire a polpa do maracujá e bata no liquidificador, junto com a água e o mel. Coe e beba a seguir.

É possível ainda optar por uma variável da receita: o chá de maracujá. Você irá precisar apenas de uma colher de sopa de folhas de maracujá picadas e uma xícara de água fervente. Adicione as folhas à xícara e tape. Deixe repousar até amornar, coe e beba a seguir.

O indicado é que se tome suco de maracujá no fim da tarde e, durante a noite, o chá das folhas do maracujá morno. O maracujá possui propriedades sedativas que auxiliam no combate à ansiedade, irritabilidade, insônia e transtornos nervosos, e só é contraindicado em caso de pressão muito baixa ou depressão.

Também aconselha-se evitar comer alimentos com propriedade excitantes, como o café, o chocolate e o chá preto. Por fim, faça refeições leves ao jantar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!