Remédios Caseiros

Alivie os sintomas dos eczemas com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

Os eczemas são uma condição médica que faz com que a pele fique torne inflamada ou irritada. Ela fica seca, avermelhada e com muita coceira. A doença é bastante incômoda, mas pode ser controlada com um tratamento adequado. Há vários remédios naturais que podem amenizar os seus sintomas.

eczemas

Sintomas dos eczemas podem ser aliviados com soluções caseiras e simples. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre os eczemas

A causa exata do aparecimento dos eczemas é desconhecida. Cerca de 90% dos pacientes são menores de 5 anos de idade. A probabilidade de surgimento dessa condição ainda é maior em famílias com histórico de alergias ou asma.

Os principais sintomas são erupções na pele, que iniciam na face, mãos, pés e couro cabeludo, no caso das crianças, e na parte interna dos joelhos e cotovelos, pescoço, mãos e pés, no caso dos adultos. Essas lesões podem piorar se expostos a desencadeadores específicos, que podem ser pelos de animais, mofo, pólen e determinados alimentos, produtos químicos e tecidos.

Remédios caseiros para tratar os eczemas

Alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento de eczemas são o estresse e o costume de tomar banhos muito quentes. Além de mudar esses e outros hábitos – como alimentação e prática de exercícios -, há uma série de remédios caseiros que podem ajudar no tratamento dos eczemas. Veja alguns deles:

Gel de aloe vera

O gel da planta aloe vera é muito utilizado para tratar uma série de problemas na pele. Se você cortar a folha da planta pode usar o liquido extraído para aliviar queimaduras e feridas. Ela tem propriedades calmantes e de cura, que vão ajudar a se livrar dos sintomas de eczemas. É só aplicar o gel de aloe vera diretamente na pele.

É sempre melhor usar o gel de aloe vera que é extraído da folha da planta. Tudo o que você precisa fazer é cortar a folha ao meio e extrair todo o gel incolor, que será aplicado sobre a área afetada. Depois, deixe agir por alguns minutos e a coceira diminuirá.

Aplicar óleo de coco

Este óleo é mais eficaz do que qualquer creme ou loção que você pode comprar para o tratamento de eczemas. A principal razão para você usar o óleo de coco frio aqui é porque todos os nutrientes, minerais e enzimas do vão permanecer intactos durante o processo.

Use uma quantidade generosa de óleo de coco e aplique uniformemente sobre as manchas de eczemas e também nas áreas secas da pele. Deixe-o agir em sua pele por cerca de 10 a 15 minutos. Repita este processo duas ou três vezes por dia até sentir uma redução na irritação da pele.

Camomila

Outro remédio natural popular para o tratamento de eczemas é a camomila. Ela irá ajudar na redução da inflamação, irritação e coceira. Adicione algumas gotas de óleo de extrato de camomila e massageie diretamente sobre as áreas afetadas, todos os dias.

Você também pode colocar as flores secas de camomila em água fervente por cerca de 10 minutos, para preparar o chá de camomila. Agora, ponha uma bola de algodão limpo no chá quente e aplique sobre a área afetada, deixando agir por 10 a 15 minutos.