O sistema digestivo é o lar de trilhões de micro-organismos que colonizam o intestino e que, juntos, formam a flora intestinal. Esses micro-organismos têm uma série de funções vitais no corpo e, por isso, é importante cuidar disso. Especialistas acreditam que ela pode ser a principal causa de muitas doenças. Consumir alguns alimentos ajuda bastante nessa missão.
Flora intestinal e a sua saúde
Muitos comerciais de TV indicam alimentos para manter uma flora intestinal saudável. Mas você sabe o que é isso e como ela contribui para a sua saúde? Nada mais é do que o conjunto de micro-organismos que habitam nosso sistema digestivo, principalmente o intestino.
“A flora normal encontra ambiente favorável, estável para proteção, transporte e absorção de nutrientes em seu hospedeiro, que obtém benefícios nutricionais, digestivos e estímulos para o desenvolvimento do sistema imunológico”, explica José Gabel, vice-presidente do departamento de Cuidados Domiciliares da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Ele ainda diz que a flora do intestino, quando equilibrada, ajuda na proteção contra a colonização e infecção por micro-organismos considerados patogênicos.
O especialista revela que a flora intestinal começa a se formar logo após o nascimento, e que sofre influência de fatores como a idade gestacional, o tipo de parto e a dieta de leite materno ou fórmulas. Ela é constituída por mais de 200 espécies de bactérias, dependendo de fatores como idade, nutrição e dieta, sexo, genética, estresse, desmame e erupção dental.
De acordo com Gabel, é possível aumentar o número de micro-organismos benéficos à saúde com a adição de probióticos na alimentação. “Eles são agentes terapêuticos que se incorporam à microflora intestinal e abrandam a resposta imunológica sistêmica e local, atenuando a resposta inflamatória intestinal. Esta inflamação, se excessiva, pode causar danos à saúde, como alergias e doenças autoimunes”, alerta.
Alimentos que podem equilibrar a flora intestinal
Alguns alimentos incorporados à dieta podem ajudar a equilibrar a presença desses micro-organismos no intestino. Confira:
1. Nozes
São uma excelente fonte de manganês e zinco, nutrientes que trabalham no reparo da mucosa intestinal.
2. Alho e cebola
Esses alimentos contêm uma substância chamada cisteína, que é um ótimo antioxidante.
3. Iogurte probiótico
Os probióticos são excelentes estimuladores da proliferação das boas bactérias intestinais e melhoram a absorção de nutrientes.
4. Chocolate
Quando a qualidade do chocolate é mais pura, como nos chocolates com alto teor de cacau, esse alimento pode conter produtos lácteos probióticos.
5. Frutas cítricas
Frutas cítricas são uma boa opção para regenerar o intestino. Dentre elas, limão, laranja, tangerina e acerola, que também protegem contra o câncer e ajudam na produção de colágeno.
6. Alcachofras
São probióticos potentes, o que significa que contêm nutrientes não digeríveis que ajudam a promover o crescimento de bactérias benéficas no seu sistema digestivo.
7. Microalgas
São alimentos como algas spirulina, chlorella e as algas azuis ou verdes. Esses probióticos apresentam um aumento no número de lactobacilos no intestino.
8. Soja
Ajuda na reconstrução do tecido epitelial da mucosa intestinal.
9. Ovos
A gema é uma excelente fonte de ácido pantotênico que, em conjunto com o ácido ascórbico, atua na produção de colágeno, muito benéfico para regenerar a flora do intestino.
10. Castanhas
A castanha do Pará é rica em selênio, antioxidante usado na reparação de mucosa danificada.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!