Receitas

É fã de quindim? Aprenda a preparar uma receita prática

Por Redação Doutíssima 21/09/2015

Um doce tipicamente brasileiro, o quindim é feito com gemas de ovos e coco ralado. A sobremesa é facilmente encontrada em padarias e restaurantes por todo o País, mas fazê-lo em casa pode ser muito mais prático.

 

A origem do quindim é uma mistura de uma receita tradicional portuguesa com uma das frutas mais tradicionais do nordeste brasileiro, o coco. Assim, o doce de ovos e amêndoas conhecido como Brisa de Lis foi modificado no território tupiniquim.

quindim

Doce feito com gema de ovos e coco ralado é ótimo acompanhamento para o café preto. Foto: iStock, Getty Images

 

Quando servir quindim

O docinho amarelo é ideal para acompanhar um café preto, seja depois do almoço ou no lanche da tarde. Ele também combina muito bem com aniversários e ocasiões de festa.

Apesar de ser delicioso, ele não deve ser comido todos os dias pelos ingredientes necessários para o preparo do doce. Para manter a saúde em dia e se prevenir contra doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar por dia não ultrapasse 50g.

Um quindim pode conter um pouco menos que essa quantidade, mas devemos lembrar que outros alimentos ingeridos diariamente também levam o ingrediente, mesmo os que não têm sabor extremamente adocicado. Pães, bolos e preparos industrializados costumam conter uma dose do adoçante proveniente da cana de açúcar.

A gema de ovo também pode ser prejudicial em excesso. Esse ingrediente é rico em gorduras boas, mas que em excesso não são assim tão benéficas para o organismo.

O ideal é ter uma alimentação equilibrada, sem abusar de doces, gorduras e alimentos artificiais. Assim fica mais leve saborear um quindim delicioso eventualmente.

Receita de quindim e quindão

Ingredientes:


– 500g de açúcar refinado peneirado

– 18 gemas peneiradas

– 250g de coco fresco ou 100g de coco seco hidratado com água

– 60g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

– 5 gotas de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture o coco e o açúcar e amasse bem com as mãos para formar uma massa homogênea. Em seguida, acrescente a manteiga, misture bem e deixe tudo descansar na geladeira por quatro horas. Não esqueça de cobrir com filme plástico antes de reservar.

Depois de descansar, é hora de incorporar as gemas e, se desejar, a baunilha. Com um garfo ou fouet misture tudo delicadamente por alguns minutos, garantindo que fique uma massa espessa e homogênea.

Unte as forminhas para quindim e polvilhe açúcar para impedir que os docinhos grudem nas laterais. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos em banho maria. Os docinhos precisam estar dourados e firmes.

Retire do forno e espere que estejam frios para desenformar. Guarde-os na geladeira e retire apenas na hora de servir. Para o quindão, pode ser usada a mesma receita e a mistura deve ser levada ao forno em uma forma de pudim untada e polvilhada com açúcar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!