Imagine conseguir eliminar até sete quilos em um mês. Essa é a proposta da Dieta das Cores. Todos estamos cientes de que um prato colorido é sinônimo de saúde. Através da variação de cores, é possível consumir muitos alimentos e garantir a eliminação do peso extra.

 

Segundo informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, uma alimentação saudável deve valorizar a cultura local, ser acessível, ter variedade, ser colorida, harmoniosa e segura.

dieta das cores
Prato colorido e com alimentos variados pode ser uma forma de se alimentar melhor. Foto: iStock, Getty Images

Na Dieta das Cores, os alimentos são divididos em grupos de acordo com sua coloração. Ao seguir o cardápio, a pessoa deve consumir, no mínimo, um alimento de cada cor diariamente. Isso significa que será necessário ingerir, especialmente, frutas e vegetais nas seguintes cores: vermelho, branco, roxo, marrom, amarelo/laranja e verde.

Como funciona a Dieta das Cores

O princípio da Dieta das Cores é o emagrecimento através da ingestão de alimentos saudáveis. Como o preceito da dieta consiste em consumir alimentos coloridos, a pessoa acaba mantendo um cardápio mais nutritivo, incluindo frutas, legumes e hortaliças na alimentação.

A perda de peso ocorre porque esses alimentos são de baixo valor calórico. Além disso, fornecem grandes quantidades de vitaminas e minerais ao corpo, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo certos tipos de câncer. Na Dieta das Cores, perda de peso e saúde caminham juntos.

O cardápio da dieta, inicialmente, deve ser seguido por seis dias. Durante o período, a pessoa deverá respeitar uma sequência de tons, estabelecida de acordo com a característica de cada alimento. No primeiro dia, opte pelos alimentos vermelhos; no segundo, pelos brancos; no terceiro, os roxos; no quarto, marrons; no quinto, amarelos e, no sexto, verdes.

Nesse curto período de tempo, já é possível eliminar cerca de quatro quilos. O melhor é que a perda de peso não ocasionará perda nutricional, visto que os alimentos têm alto valor nutritivo. Além disso, mantendo o cardápio por cerca de um mês, é possível perder até sete quilos.

Cuidados na Dieta das Cores

Assim como qualquer regime alimentar, a Dieta das Cores traz vantagens e desvantagens. Um dos principais benefícios proporcionados por ela é o incentivo à ingestão de frutas, legumes, verduras e hortaliças, que são importantes para a saúde do corpo. Dessa forma, ela estimula não somente a perda de peso, como também uma alimentação balanceada.

Mesmo ao final da dieta, você sentirá mais vontade de seguir consumindo alimentos naturais e coloridos, pois perceberá como eles proporcionam vigor ao corpo e energia para as atividades do dia a dia.

Ainda assim, é importante lembrar que antes de começar qualquer regime, a recomendação é procurar um nutricionista para acompanhar o processo.

Entre as desvantagens da dieta, está o fato de que ela não indica a quantidade em que cada alimento deve ser ingerido. Além disso, não traz referências sobre como deve ser o consumo de outros grupos alimentares, como as proteínas e os cereais. Eles também são necessários para o bom funcionamento do corpo.

 

As pessoas já diagnosticados com diabetes ou doenças cardiovasculares, por exemplo, precisam consultar o nutricionista antes de iniciar o regime. Especialmente porque manter uma alimentação saudável não deve ser somente parte de um regime, mas sim um hábito para toda a vida.

 

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