Exercícios

Pound: conheça os exercícios inspirados em bateristas

Por Redação Doutíssima 26/08/2015

As ex-bateristas Cristina Peerenboom e Kirsten Potenza combinaram suas paixões pela música e exercícios para criar o Pound, um treino de cardio que usa “baquetas” chamadas Ripstix. Cada aula mistura pilates, movimentos isométricos, pliometria e poses de ioga para esculpir músculos e queimar até 900 calorias em 45 minutos.

 

Como funciona o Pound?

Sucesso nos Estados Unidos e também no Canadá e na Europa, a modalidade já ganhou vários adeptos que adoram aliar música e atividade física intensa para cuidar do corpo. Isso porque há uma grande tendência no mundo fitness para aulas um pouco diferentes, principalmente aquelas que envolvem música.

pound

Modalidade que une movimentos de yoga a um tipo de baquetas melhora a coordenação. Foto: Shutterstock

O método Pound ganhou grande apelo por ser fácil de seguir e combinar movimentos cardio com treinamento de força e percussão. Essa mistura trabalha todo o corpo, aumenta a frequência cardíaca e, é claro, ajuda quem busca a queima de gordura. Cada música de dois a quatro minutos é escolhida para aumentar o desempenho em um curto espaço de tempo.

 

Durante a aula, os participantes passam por cerca de 15.000 repetições com um conjunto modificado de baquetas chamados Ripstix, que possuem o dobro do peso das baquetas normais. Todo esse esforço é mascarado por movimentos de percussão, o que faz com que seja percebida sua dificuldade – afinal, você  é envolvido ouvindo a batida do rock.

 

O Pound é eficaz?

As criadoras do método indicam que é possível melhorar agilidade, coordenação e resistência participando das aulas. Além disso, todo o corpo estará em movimento – e, provavelmente, pingando de suor.

 

Ouvir meia hora de música todos os dias é capaz de reduzir significativamente a pressão arterial, de acordo com uma pesquisa publicada na American Society of Hypertension. Em outro levantamento, realizado pela Universidade de Oxford, descobriu-se que após canto, dança e percussão, as pessoas têm um aumento nos níveis de endorfina, um analgésico natural.

 

O segredo para os resultados do Pound gira em torno da estabilização e do equilíbrio. Assim como na ioga ou no pilates, é preciso segurar as posturas. Cada uma delas força seus grupos musculares, que começam a trabalhar juntos para manter o corpo estável. Em outras palavras, você é forçado a ficar equilibrado, enquanto seus braços se movem usando as suas Ripstix.

 

As aulas são projetadas para qualquer nível de condicionamento físico. Por isso, iniciantes são bem-vindos. Cada instrutor oferece modificações de quase todas as sequências, tornando a aula apropriada para diferentes estágios de aptidão para o exercício.

 

Apesar de fazer sucesso em muitos países, as aulas de Pound ainda não são uma realidade no Brasil. Por isso, se você ficou interessada, ele pode ser feito em casa. No site (www.poundfit.com/) é possível encontrar um kit com DVD’s e todo o equipamento necessário para praticar a modalidade.

Conhecido como Pound Rockout, ele visa alcançar grandes resultados ao longo de um período de 60 dias, através de exercícios e uma dieta de calorias reduzidas. Com isso, os criadores do método indicam ser possível perder até um quilo por semana. Se você gosta de música, fitness e  de rock, essa modalidade pode ser uma ótima maneira de cuidar do corpo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!