Zen

Confira 5 dicas importantes sobre a reciclagem

Por Redação Doutíssima 05/06/2015

Certamente, você já ouviu ou leu a palavra reciclagem, mas são poucas pessoas que conhecem seu real significado e, mais do que isso, a sua importância para a vida cotidiana. Por isso, 5 de junho é uma data para gerar e intensificar a reflexão acerca dessa questão.

 

O Dia Nacional da Reciclagem foi instituído em 9 de outubro de 2009 com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da coleta, separação e destinação de todo material reciclável.  O 5 de junho foi escolhido justamente porque é também quando se comemora, desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

reciclagem

Preocupação com lixo doméstico pode ser iniciativa para conservar meio ambiente. Foto: iStock, Getty Images

A reciclagem é, hoje, uma das melhores maneiras para manter a capacidade que o meio ambiente tem de se regenerar. Além disso, estimula a geração de emprego, de renda e é um forma eficaz de evitar o desgaste dos recursos naturais.

Conceito de reciclagem

O conceito é tão simples quanto sua execução, e tem muito a ver com responsabilidade e generosidade. Reciclar é pegar o que não é mais útil e transformar outra vez em matéria-prima, para que volte a ser, ou não, o que era antes. Mesmo sem saber, deparamo-nos com esse conceito várias vezes em nosso cotidiano.

Foi a partir da Revolução Industrial que a quantidade de lixo produzida passou a preocupar. Pois antes disso, o lixo era produzido basicamente com material orgânico. Depois passou a ter características bem diversas como eletrônico, químico, industrial, radioativo etc.

Assim surgiu a necessidade de criar soluções que não se limitassem a estocar esses resíduos em aterros ou, pior ainda, descartar irregularmente no meio ambiente. Por isso, nesse contexto, a reciclagem ganhou destaque.

Mas segundo um levantamento de 2013 realizado pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), ainda há muito caminho pela frente em relação a esse processo. Apenas 14% dos municípios brasileiros possuem sistema de coleta seletiva, um dos pilares para que seja possível reciclar os materiais.

Dicas para praticar a reciclagem em casa

E o processo pode ter início a partir da conscientização dentro de sua própria casa, com os resíduos que você e sua família geram. Preste atenção em cinco dicas essenciais para que você e as pessoas próximas façam a sua parte na conservação do meio ambiente.

1. Amasse embalagens

Ao usar garrafas PET e latinhas, amasse-as antes de descartar.

2. Separe os resíduos

Separe os resíduos orgânicos dos secos e opte pelo uso de sacos biodegradáveis.

3. Use sacolas de lona

Ao fazer as compras no supermercado, troque as sacolas plásticas pelas de lona ou nylon, que são reutilizáveis.

4. Tenha lixeiras específicas

Em sua casa, tenha uma lixeira que facilite a separação do lixo, dividida em espaços específicos para cada tipo de lixo: papel, plástico, metal e vidro.

5. Não amasse papéis

Ao descartar papéis, não os amasse, pois amassado, o papel ocupa mais espaço e torna o transporte mais caro. Assim, no lugar de amassar, rasgue ou empilhe as folhas de papel. Desapegue-se de revistas e jornais já lidos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!